Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 15:58

    Imprimir


O governo do Estado realizará em 2006 o primeiro concurso específico para professores indígenas. A ação é inédita em Mato Grosso e pioneira no país. O concurso deverá acontecer em abril, para prover 80 vagas à educação indígena, que é oferecida pelo Estado nas aldeias mato-grossenses.

Para estudar a legalidade e a melhor forma de realização do concurso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou, na semana passada, uma comissão. Este grupo de trabalho será composto por representantes de entidades indígenas, como a Funai, o Conselho Estadual Indígena (CEI) e a Organização dos Professores Índios de Mato Grosso (Oprimt).

Além disso, também farão parte da comissão representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Conselho Estadual de Educação (CEE) e Sindicato dos Trabalhadores e Professores da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep).

Conforme explica a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Marta Maria Pontin Darsie, a comissão vai definir o edital para o concurso e a primeira reunião de trabalho vai ser realizada no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), na Unemat de Barra do Bugres (a 170 km de Cuiabá). “Vamos estudar, em conjunto com as lideranças indígenas, para pensar nos melhores critérios do edital, como datas, conteúdos solicitados, vagas e a forma da posse”, explica.

Marta ressalta ainda que esta ação busca respeitar a diversidade cultural existente em nosso Estado. “Temos 36 etnias e precisamos desenvolver uma educação apropriada a esses povos, que são importantes no contexto social mato-grossense”.

EDUCAÇÃO INDÍGENA - Somente em 2005 mais de três mil alunos índios foram atendidos pela rede estadual na educação básica em 35 escolas indígenas. Contudo, nenhuma delas tinha professores efetivos.

"Apesar disso, o governo do Estado vem investindo fortemente na capacitação dos professores indígenas", ressalta a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz. “Em uma parceria com a Unemat, a Seduc oferece o ensino superior para 300 professores indígenas em Barra do Bugres e, além disso, ainda estamos formando outros 240 professores em Magistério, por meio do projeto Hayiô”.

Hoje, habitam no Brasil aproximadamente 350 mil índios distribuídos entre 215 sociedades indígenas, mas existem apenas seis universidades indígenas, situadas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322894/visualizar/