Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 21 de Janeiro de 2006 às 09:01
Por: MARCIA RAQUEL/ALUÍZIO DE AZEVE

    Imprimir


A possibilidade de unir as duas escolas (estadual e municipal) do município de Araguainha (a 471 km de Cuiabá) foi discutida nesta quinta-feira (19.01) durante audiência entre a secretária de Educação Ana Carla Muniz e o prefeito Nelson Marques Filho. Também no mesmo dia, a secretária recebeu o deputado estadual Silval Barbosa e o padre Joaquim Tébar Fernandes, que estão pleiteando parcerias com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a manutenção do Centro de Atendimento ao Menor, localizado no município de Poconé (a 104 km da Capital).

Conforme explicou o prefeito Nelson Marques, a escola estadual do município possui oito salas de aula, totalizando uma capacidade para atender 800 alunos nos três períodos, porém, conta atualmente com 150 alunos. Da mesma forma, a escola municipal, que possui capacidade para 1200 alunos, está subutilizada com cerca de 200 alunos.

“Vocês têm vigias, nós também temos, vocês tem merendeiras, nós também temos. Então, nós poderíamos unir as duas para melhor utilizarmos os recursos”, disse o prefeito, ao explicar que, caso a proposta seja aceita pela Seduc, o prédio da escola municipal seria utilizado para outro fim.

A secretária Ana Carla afirmou que não vê objeções ao processo de união e que iria analisar a situação com a equipe da Gestão Escolar. A secretária ponderou apenas que, em função do processo eletivo para diretores, que já foi realizado, a direção teria que ficar com a rede estadual.

Por fim, Ana Carla sugeriu ao prefeito que incentive a comunidade a fazer as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o LetrAção. “Vamos ocupar esse espaço que temos”, ressaltou ao observar que a Seduc mantém uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para o fornecimento de óculos de grau e para a realização de cirurgias de cataratas e pterígio para pessoas que necessitam.

POCONÉ – Melhorar o processo de ensino aprendizagem dos 250 internos/estudantes do Centro de Atendimento ao Menor e Colégio Nazaré do município de Poconé, por meio de reforço escolar e atividades extras-classes. Este foi o principal objetivo da reunião entre o deputado Silval Barbosa e o padre Joaquim Tébar Fernandes com a secretária Ana Carla.

Na ocasião, eles explicaram o atendimento realizado pela entidade aos menores, que na maioria são de baixa renda. “O padre vem realizando um excelente trabalho e precisamos ajudá-lo”, reforçou o parlamentar. Para este pleito, Ana Carla, informou que a Seduc pode ser parceira, com a realização de convênios para a implantação de três projetos: Aplauso, Abrindo o Jogo e Vitamina.

Esses projetos têm por finalidade, respectivamente, o atendimento integral aos alunos que possuem história de abandono, reprovação e dificuldades na aprendizagem; o estímulo à prática do esporte com método de inclusão social e a transformação da escola em espaços de construção de cidadania, e assegurar uma merenda escolar em qualidade e quantidade, implantando hortas pedagógicas e merenda a base de soja nas escolas de Mato Grosso.

Dos 250 estudantes do Centro, 15 fazem o Ensino Médio em uma escola da rede estadual na sede do município. O restante cursa o Ensino Fundamental na no colégio municipal Nazaré. O internato, onde os alunos têm aulas de reforço e outras atividades, é mantido pelos padres com o auxílio da comunidade





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/323492/visualizar/