Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 16:46

    Imprimir


Seul - O cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que caiu em desgraça depois que foram reveladas fraudes em várias de suas pesquisas com células-tronco humanas, pediu desculpas mas atribuiu todo o escândalo a assistentes que o teriam enganado. "Peço seu perdão", disse Hwang, num pronunciamento transmitido pela televisão de Seul. "Sinto-me tão mal que é difícil até dizer que sinto muito". Hwang também alegou que tem a tecnologia para criar células-tronco sob medida para pacientes individuais. Cientistas esperam que, um dia, essa tecnologia possa ser usada para tratar doenças como o mal de Alzheimer, com os pacientes criando tecidos para substituir o material danificado a partir de células-tronco específicas.

Hwang, em sua primeira aparição pública em quase três semanas, continua a insistir que tinha a tecnologia para criar, a partir da clonagem, células-tronco humanas embrionárias sob medida para atender pacientes individuais - e diz que poderia fazê-lo em seis meses, se tivesse um suprimento adequado de óvulos humanos. Em alguns pontos do pronunciamento, o cientista parecia à beira das lágrimas.

A Universidade Nacional de Seul, onde Hwang leciona, divulgou ontem o relatório final de um comitê de investigação, afirmando que o cientista inventou as alegações publicadas em revistas científicas em 2004 e 2005, nas quais afirmava ter criado as primeiras células-tronco embrionárias humanas a partir de embriões clonados.

Hoje, Hwang voltou a insistir que foi enganado sobre os dados publicados por dois assistentes de um hospital que atuava como parceiro na pesquisa, e que ele mesmo acreditava que os artigos eram legítimos quando foram publicados.

Ele disse que sua equipe na universidade clonou embriões humanos e os desenvolveu até o estágio no qual células-tronco poderiam ter extraídas, mas que os pesquisadores assistentes encarregados de selecionar e cultivar as células mentiram sobre o sucesso do procedimento.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/325433/visualizar/