Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 10 de Janeiro de 2006 às 23:25

    Imprimir


Onze obras raras de escritores mato-grossenses do final do século XIX e início do XX serão reeditadas pela Unemat Editora, com o apoio do Governo do Estado. A lista contempla autores representativos que marcaram a produção literária em diferentes gêneros.

Inicialmente, serão publicados 7 títulos, financiados da Secretaria de Estado de Cultura, com um valor orçado em aproximadamente 80 mil reais. “O processo já foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e aguarda apenas a publicação oficial”, explica o Diretor do Instituto de Linguagem da Unemat, Isaac Newton de Almeida Ramos.

Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso são responsáveis pelo levantamento e pesquisa dos textos, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico e Academia Mato-grossense de Letras.

O Romance “Piedade”, de José de Mesquita, escrito em 1937, está sendo pesquisado pelos professores Walnice Vivalva e Genivaldo Rodrigues Sobrinho. A obra “Mirko”, de Francisco Bianco Filho, 1920, tem como responsáveis os professores Paulo Santiago e Mari Giachini. No gênero Poesia, as obras “Sarobá” e “Arotare” de Lobivar de Matos são estudadas por Isaac Newton de Almeida Ramos em parceria com Renata Rolon.

Além desse, uma Coletânea de Contos vai trazer autores como Cezário, Dunga Rodrigues, Ubaldo Monteiro, Arnaldo, Hélio Serejo e Cavalcante Proença. Já o Teatro vai ser representado pela peça “Tempestade na Casa do Vizinho” de Padre Pombo, sob responsabilidade de professor Aguinaldo Rodrigues da Silva. Ainda serão publicadas Crônicas do final do século XX, com assinatura da pesquisadora Olga Maria Castrillon Mendes e a obra “Caçadores de Diamantes ou Manuscrito Holandês”, de Cavalcante Proença.

O lançamento está previsto para o próximo Literámérica, feira sul-americana do livro que será realizada em setembro deste ano. A coordenadora da Unemat Editora, Marilda de Fátima Dias, explica que o trabalho de coleta dos dados é delicado. Os pesquisadores recorrem a acervos da Academia Mato-grossense de Letras, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, UFMT e a coleções particulares. “Infelizmente, em alguns casos as obras se encontram num estado de conservação tão ruim que só podem ser manuseadas por profissionais e micro-filmadas”, exemplifica.

Outros 4 livros serão publicados com o apoio da Secretaria de Estado de Educação. Ainda não definidos os nomes, a intenção é produzir coletâneas de contos, versos, peças de teatro e crítica literária.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/326042/visualizar/