Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 16 de Dezembro de 2005 às 20:01
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Desenvolver ações para combater a violência nas escolas da rede pública de ensino. Esta foi a principal pauta de uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (15.12), entre a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e a gerente do Projeto Rede Cidadã, Major Zózima Dias.

O projeto, que é desenvolvido para Crianças e Adolescentes e Jovens, em parcerias com diversas Secretarias de Estado, está implantado em três escolas da rede estadual de ensino no Bairro Pedra 90: Malik Didier, Mário Castro e Rafael Rueda. E os resultados, revelam a major, já estão aparecendo. Ao todo são atendidos pela rede 3.508 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Durante a reunião, Ana Carla e Zózima discutiram possibilidades de ampliação do proejto para o ano que vem. Entre as ações propostas, está a abertura das escolas da rede estadual nos fins de semana para atividades culturais e esportivas. Também está sendo avaliado em que o projeto Abrindo o Jogo da Seduc pode reforçar a ação.

Na ocasião, Ana Carla parabenizou a major pelo trabalho que a rede vem desenvolvendo nas escolas. “Esse projeto está sendo importante para que possamos despertar alguns pontos que a família deveria estar fazendo e não faz por diversos fatores, entre elas a questão econômica”, salientou a secretária.

Além disso, destacou a importância das parcerias. “É preciso que os governos e as secretarias estejam entrelaçados em ações desse porte, por que a educação é base para a formação para um bom cidadão e de uma sociedade mais justa”, disse.

Está sendo analisada também pela Rede Cidadã a implantação de cursos como corte de cabelo, penteado e pintura. Com isso, a rede pretende trazer a família, pai e mãe, pra dentro da escola e mostrar como ela é essencial para a formação do filho.

Em 2006, de acordo com a Major Zózima Dias a ação deve ser ampliada de imediato para as escolas dos bairros Drº Fábio e Três Bairros. “O resgate do cidadão não é apenas realizado pela polícia, afinal, a maior parte dos problemas são causados pela desestrutura familiar, precisamos trazer pai e mãe para dentro da escola”, finalizou.

Também participaram da audiência a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Marta Darsie, e a superintendente adjunta de Ensino e Currículo, Rita Menegão




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330069/visualizar/