Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 14:21
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


As ações que serão desenvolvidas em 2006 na área da Educação foram apresentadas pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, aos professores do município de Nobres. Ela esteve no município nesta terça-feira (13.12) e, acompanhada do prefeito Flávio Dalmolin, visitou cinco escolas estaduais e se reuniu com os profissionais da rede.

O objetivo da visita foi conhecer a realidade educacional de Nobres, onde o Estado mantém seis escolas estaduais que, juntas, atendem mais de 3,5 mil alunos nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio, Jovens e Adultos e Educação Especial.

“Essas visitas têm se tornado uma prática comum no governo Blairo Maggi. É a forma que o governo encontrou para estar mais próximo da realidade e envolver a sociedade nas decisões administrativas, sendo que a partir do relato de vocês é que vamos observar as reais necessidades da área”, disse Ana Carla, ao conversar com os professores da Escola Estadual Nilo Póvoas.

Na conversa que teve com os professores da unidade, Ana Carla falou do concurso público que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai realizar em 2006. “Abriremos mais de 2 mil vagas e haverá concurso específico para professores indígenas”.

Outro ponto abordado foi a Mensagem que a Seduc enviou à Assembléia Legislativa que visa à criação de mais 18 mil cargos na estrutura da pasta para abrigar concursados. Conforme a secretária, um levantamento apontou que as gestões anteriores realizaram concursos, mas não criaram os cargos, portanto, a grande maioria dos efetivos da Seduc está irregular.

Ana Carla ainda ressaltou como acorrerá a qualificação para 5,5 mil professores efetivos de Matemática e Português pela Fundação Cesgranrio, em parceria com o Governo do Estado. Indagada sobre o 13º salário dos interinos, a secretária explicou que os contratados não têm direito a esse beneficio, mas, para garantir a gratificação, o Governo criou em 2004 a Verba Rescisória. “Os interinos só podem receber a verba rescisória após o fim do contrato, que termina em 23 de dezembro. Com isso, deveremos pagar a gratificação entre o Natal e o Ano Novo”.

Segundo Ana Carla, essas são ações que visam a valorização dos profissionais da Educação. “Desde o início do governo, já construímos 86 escolas, reformamos mais 406 e ampliamos mais 72. Mas o grande parceiro para garantir uma educação de qualidade é o profissional da Educação e temos investido pesadamente na qualificação desses profissionais”.

Além do prefeito, acompanharam a secretária nas visitas os vereadores Neko, Das Neves e Paulina Dias; as assessoras pedagógicas Zuleide Auxiliadora de Oliveira (Estado) e Domingas Pereira (Município); os diretores: Edilene Rodrigues, da escola Missionário Daniel Berg, Wilma Rocha, da escola Nilo Póvoas, Arnaldo Pessoa, da escola Inocência Rachid Jaud, Joel da Silva Campos, da escola Mário Abraão, e Marilda Abade, da escola Doutor Fábio Silvério de Farias; e a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta de Castro Pinto Penna.




Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330385/visualizar/