Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 09:44

    Imprimir


Visitas de surpresa, análise da proposta educacional e conversa com professores podem ajuda na decisão

Dezembro é o mês em que grande parte das famílias se depara com um grande dilema: em que escola matricular o meu filho? Embora a decisão não seja fácil, há algumas dicas que podem ajudar pais e mães a fazerem a escolha certa.

A principal orientação é visitar os estabelecimentos de ensino, de preferência sem agendamento. Conhecer o ambiente da escola, o clima entre os funcionários, a higiene das instalações e a relação entre professores e alunos pode ajudar muito na escolha. O segundo passo é confirmar se o estabelecimento tem autorização para funcionar e se está legalizado junto ao órgão responsável – no caso de Mato Grosso, é o Conselho Estadual de Educação, ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Outra dica é ter acesso à proposta educacional, um documento que reúne os princípios e ideais adotados pelo estabelecimento de ensino. É com base nessa proposta que todos os projetos pedagógicos são elaborados.

Também é fundamental que os pais conheçam a linha educacional das escolas para poderem identificar aquela que mais se aproxima dos valores e preceitos da família. Geralmente, as escolas variam entre quatro principais linhas: a tradicional, a construtivista, a montessoriana e a Waldorf. (Veja as características de cada uma no boxe abaixo.)

Outro ponto importante é identificar a formação dos professores e a política de capacitação da escola. Pais e mães ficam mais tranqüilos quando percebem que o estabelecimento investe na permanente qualificação profissional dos professores. Outro aspecto que pode indicar o compromisso que a escola tem com os professores é o pagamento justo e em dia aos profissionais.

Mais recentemente, a localização das escolas e a segurança dos arredores se tornaram itens muito importantes para os pais. Atividades extra-curriculares, como escolinhas de esporte, aulas de arte, laboratórios de informática e cursos de línguas, cada vez mais disputam a atenção dos alunos. É crescente a demanda das famílias por escolas capazes de oferecer uma formação integral aos alunos.

Por fim, deve-se também comparar a carga horária e o valor das mensalidades antes de consumar a decisão. Escolas que dão descontos para irmãos ou parentes acabam tendo uma receptividade maior. “Este foi o primeiro ano em que os meus filhos estudaram no Colégio Isaac Newton (CIN). Com muito esforço eu consegui colocar os dois lá, mas o CIN tem uma proposta diferenciada para quem tem mais de um filho do colégio”, disse Francisval Bastos Fael, técnico em Agrimensura.

Outros aspectos, como o histórico e a tradição da escola contribuem no processo de escolha. “Muitas pessoas me falavam muito bem do CIN. Quando eu estava escolhendo em que escola colocar os meus filhos, pesou muito o fato de o Colégio Isaac Newton ser um estabelecimento forte, consolidado. Se hoje a gente fala em tirar eles de lá, dá até briga”, afirmou Carmerinda Batista Nascimento, manicure.

Escolher a escola dos filhos é um processo que demora, dá trabalho e requer permanente atenção. Mas quando a escolha dá certo, a tendência é que a família invista forte no estabelecimento. “Este já é o terceiro ano em que o meu filho mais velho estuda no CIN. Um ano depois, coloquei o filho mais novo. Agora, o mais velho está no terceirão e o mais novo passou para o primeiro ano do segundo grau”, comentou Luiz Carlos da Costa Milhomen, pastor e contabilista.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330579/visualizar/