Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 07:44

    Imprimir


Cinco milhões de estudantes já estão cadastrados no novo sistema nacional de freqüência escolar do Projeto Presença. As informações dadas pelas escolas permitirão o acompanhamento da freqüência e a aplicação dos recursos educacionais. O Paraná é estado mais adiantado. Até o momento, repassou ao sistema do Ministério da Educação 78,67% das informações dos cadastros das 9.994 escolas estaduais, municipais e privadas.

As informações sobre número de alunos, turmas e professores de cada estado são atualizadas diariamente. A primeira etapa, que termina no dia 27 de janeiro do próximo ano, consiste no cadastramento de alunos, professores e escolas de todo o Brasil. Até lá, estados e Distrito Federal têm prazo para repassar os dados. A expectativa é que sejam cadastrados 55 milhões de alunos, 2,5 milhões de professores e 240 mil escolas públicas e privadas de educação básica de todo o país.

Anualmente, os estados recebem recursos para realizar o censo. “Estamos repassando aos estados o mesmo valor do início do ano”, afirmou a coordenadora do projeto, Astrid Schuster. Segundo ela, o valor total distribuído para todo o país é de R$ 1,8 milhão.

Concluído o cadastramento, começa a segunda etapa do projeto. Nesse período, será atribuído a alunos e professores o número de identificação social (NIS). Com o avanço do projeto, os alunos receberão o cartão do estudante, com o NIS, por meio do qual será acompanhada a freqüência escolar, o que integrará o Projeto Presença a programas sociais do governo federal, como a Bolsa-Família.

A informatização das escolas públicas está entre as metas do Projeto Presença. Terão preferência municípios que detenham o maior número de matrículas. Os 260 municípios com 50% de todas as matrículas do Brasil terão prioridade no recebimento dos equipamentos. A terceira etapa é a do censo escolar em tempo real, que permitirá o uso de dados atualizados para a formulação de políticas educacionais.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332958/visualizar/