Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 16:45
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Erradicar o analfabetismo no município de Pontes e Lacerda (localizado a 483 km de Cuiabá), que atualmente atinge 13% dos seus 43 mil habitantes (IBGE-2000). Com esse objetivo, o prefeito Newtom Miotto foi o primeiro a integrar a Rede Cidadã contra o analfabetismo. Ele e a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, assinaram na última quarta-feira (25.05), na Escola Estadual Vale do Guaporé, um termo de cooperação técnica para a implantação do projeto LetrAção.

A proposta de formar uma rede, com ações sociais integradas as ações educacionais para o combate ao analfabetismo partiu da secretária Ana Carla, durante participação no 2º Encontro de Prefeitos, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no início do mês.

Para Ana Carla, com a ação a cidade alavanca a proposta do governo estadual de erradicar o analfabetismo no Estado até 2006. “O prefeito Newton Mioto é o primeiro que declara publicamente esse compromisso com a sociedade. A partir de agora contamos com a parceria de todos os municípios para acabar de vez com analfabetismo no Estado que hoje atinge 11% da nossa população”, enfatizou.

O termo tem como objetivo promover ampla cooperação e estabelecer condições entre as duas esferas governamentais para cadastrar e oferecer atendimento às pessoas que não sabem ler nem escrever. Por meio do convênio, a Seduc e a Prefeitura garantem material didático aos alunos, capacitação de alfabetizadores, acompanhamento às atividades, certificação dos estudantes e continuidade, possibilitando aos cursistas do Letração ingresso no Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

“Espero que essa ação sirva de exemplo para outros municípios e que todos engajem nessa luta”, ressaltou o prefeito. A parceria ainda visa a integração de serviços oferecidos pela Prefeitura à população, como isenção de IPTU para alfabetizandos, transporte quando necessário e até mesmo consultas e correções oftálmicas aos futuros alunos. Os exames serão feitos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Conforme a secretária a verificação de problemas de visão será oferecida em todo o Estado aos alunos do LetrAção. “Constatamos que das 24 mil pessoas alfabetizadas na primeira fase do LetrAção, 10% tinham problemas de visão, como catarata e ptríase. Esse também foi o motivo para muitas pessoas não entrar no projeto”, relatou Ana Carla. As matrículas do projeto LetrAção se encerram nesta terça-feira (31.05).

ESCOLAS – Durante a assinatura do termo, Ana Carla ainda anunciou investimentos que ultrapassam a ordem de R$ 1 milhão na área da Educação para o município. “A previsão era que visitássemos sete escolas estaduais, mas infelizmente, por motivo da chuva que atrapalhou nossa saída de Cuiabá, essa visita será adiada. O que posso adiantar é que temos reservado em torno de R$ 1 milhão para ser aplicado ainda este ano, em Pontes e Lacerda”, garantiu Ana Carla.

Para averiguar a situação das escolas no município a secretária designou uma equipe da rede física da Seduc. Segundo ela ainda nesta semana engenheiros da Secretaria estarão fazendo o levantamento das reais circunstâncias de aprendizagem que estão os mais de 9,5 mil estudantes que a rede estadual de ensino atende em Pontes e Lacerda.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337230/visualizar/