Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 14:47

    Imprimir


Um químico usado em larga escala em embalagens para alimentos e material odontológico pode estar relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama, apontaram cientistas da Universidade Tufts de Boston, nos Estados Unidos. O estudo sugere que as mulheres expostas ao bisphenol A, que mimetiza hormônios femininos, podem ter a chance de desenvolver câncer de mama aumentada.

Os cientistas descobriram que ao expor ratas prenhas ao bisphenol A, as glândulas mamárias dos animais desenvolveram-se além do anormal, aumentando o risco de câncer de mama. O estudo também revelou que os ratos se tornaram mais suscetíveis ao estrogênio, hormônio natural que pode ter ação estimulante em alguns casos de câncer de mama.

O bisphenol A é encontrado em embalagens plásticas para alimentos, no interior de latas para comida e em impermeabilizantes dentais. Estudos anteriores já demonstraram que o bisphenol é absorvido em pequenas quantidades pelo organismo humano.

Os pesquisadores registraram "alterações persistentes" no desenvolvimento das glândulas mamárias após dar doses de bisphenol em nível semelhante a que os humanos estão expostos normalmente.

O professor Frederick vom Saal, um biólogo da Universidade de Missouri, Columbia, disse que "claramente é um estudo pertinente devido aos níveis de exposição humana a este químico". Segundo ele, a maioria da população está cronicamente exposta ao bisphenol.

"O estudo mostra, o que é consistente com pesquisas anteriores, é que as glândulas mamárias estão sendo alteradas em resposta a hormônios sexuais. Este é um químico que não só altera estruturalmente o organismo, mas está permanentemente mudando sua função, o que é uma grande preocupação pública", disse o biólogo.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337266/visualizar/