Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 19:33

    Imprimir


Belém será a sede da música erudita no período de 5 a 12 de junho, quando acontece o 18° Festival Internacional de Música do Pará, promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes. O evento apresentará ao grande público 41 concertos, sendo três ao ar livre, dos quais dois em praças públicas, uma inovação na programação. Com entrada franca, o festival pretende contribuir para a formação de platéias e o desenvolvimento musical local sem privilegiar estilos.

Um dos destaques deste ano é o maestro italiano Gabriele Bellini, que tem atuado como convidado de diversas orquestras ao redor do mundo, especialmente na Europa e Estados Unidos, nas áreas operística e sinfônica. Bellini vai reger a Orquestra Sinfônica do Festival, que é formada por 90 músicos de todos os grupos camerísticos que se apresentaram durante o evento, especialmente para executar o grand finalle.

Os ensaios para o Festival devem começar ainda nesta semana, em alguns dos espaços onde acontecerão os concertos. As apresentações acontecem em nove espaços diferentes: Theatro da Paz, teatros Maria Sylvia Nunes e Waldemar Henrique, Sala Ettore Bosio (no Conservatório Carlos Gomes), Igreja de Santo Alexandre, Espaço São José Liberto, praças Dalcídio Jurandir (na Cremação) e Dom Alberto Ramos (na Marambaia) e Aldeia Cabana.

Sivuca, Arnaldo Cohen, a soprano paraense Adriane Queiroz e a harpista alemã Florence Sitruk, o flautista alemão Maurice Steger, a soprano americana Jo Ella Todd e o Percussion Rostock (grupo alemão de percussão) - que, no ano passado, tocou pela pela vez na América Latina, durante o XVII Festival - são alguns dos nomes que já se apresentaram nesses 17 anos. No programa, obras de Weber, Bizet, Tchaikovsky, Respigh e Verdi. O open air final será na Aldeia Cabana, no dia 12 de junho, com a Orquestra Sinfônica do Festival, que, este ano, terá como spalla Sonja Van Beek.

Praças - Uma das novidades do festival deste ano será a apresentação de grupos musicais em duas praças públicas de Belém. A idéia do governo paraense é garantir que toda população tenha acesso às apresentações do festival, popularizando cada vez mais a música clássica. Os boêmios da cidade terão espaço garantido nas apresentações que vão acontecer no Teatro Waldemar Henrique, que terão início sempre à meia-noite, com shows do Harpa Trio, Angélica e Paulo Melo, Combo Quinteto, Nego Nelson e convidados, Andréa Pinheiro e Careca Braga Quarteto. O festival terá ainda atrações inéditas, como o grupo paulista Quaternaglia e o coro cubano Exaudi. O grande homenageado deste ano será o maestro Waldemar Henrique.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338194/visualizar/