Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 13:52
Por: Sergio Fernandes

    Imprimir


Nas reuniões do Fórum Estadual de Educação, a deputada estadual Vera Araújo, do PT, pretende cobrar uma declaração feita recentemente pelo governador Blairo Maggi a 21 deputados, em reunião no Palácio Paiaguás. O governador disse que se forem comprovadas as condições para melhorar o salário dos profissionais da Educação, ele assume o compromisso de garantir esse reajuste.

O Fórum foi reaberto hoje pela manhã (23/05) em reunião na Presidência da Assembléia Legislativa. Foi definido um calendário de reuniões e uma pauta com cinco itens de discussão: reajuste dos profissionais da Educação; concurso público para o setor; restauração das escolas estaduais; Plano Estadual de Educação e transporte escolar. A próxima reunião foi definida para a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na quarta-feira (01/06), às 14h.

O Fórum Estadual de Educação é integrado por cinco entidades: Seduc, Assembléia Legislativa, Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sintep); Conselho Estadual de Educação (CEE), Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME) e União Nacional dos Dirigentes Nacionais de Educação (Undime). Esta composição está definida na Lei Complementar n.º 49/98. Ficou estabelecido que cada entidade será representada por dois titulares e dois suplentes. Pela Assembléia Legislativa, os titulares serão o deputado Humberto Bosaipo (PFL), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social e a deputada Vera, que é titular da comissão.

Para a próxima reunião, o presidente do Sintep, Júlio César Viana, requereu aos secretários presentes, Ana Carla Muniz, da Educação e Geraldo De Vitto, da Administração, dados sobre a arrecadação do Estado nos últimos 12 meses e um espelho da folha de pelo menos três meses. De acordo com ele, são necessárias informações de quanto o Estado arrecada e o quanto gasta com a folha para se avaliar a possibilidade do atendimento das reivindicações do setor (20% de reajuste). Os professores não receberam agora o reajuste de 6,13% concedido aos demais servidores públicos agora em maio, porque o Executivo afirma que os profissionais da Educação já foram contemplados com o mesmo reajuste concedido no final do ano passado e que está sendo pago de forma parcelada.

Para a deputada Vera, os profissionais da Educação são os mais prejudicados em relação aos salários pagos às demais categorias de mesmo nível de formação. “É preciso fazer justiça salarial aos servidores da Educação”, disse. Um professor com nível superior tem como salário inicial mil e 32 reais. Um gestor governamental tem um salário inicial de três mil e 500 reais. Um técnico da Procuradoria Geral do Estado, com nível superior, recebe mil e 772 reais. O salário inicial de um técnico de nível superior do SUS, de Defesa Agropecuária e Florestal ou de Atividade Ambiental é de cerca de mil e 700 reais.





Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/338272/visualizar/