Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 14 de Maio de 2005 às 12:53
Por: PAOLA CARLINI

    Imprimir


A coordenadoria geral de Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica esteve esta semana em Brasília (DF) para participar do Seminário “Projeto Político Pedagógico de Execução do Plano Nacional de Qualificação, PNQ”. A convite do Ministério do Trabalho e Emprego, (MTE), o Ceprotec pôde falar sobre como foram realizados os seis cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) executados pelo órgão em oito municípios.

Em dois dias, de 10 a 11 de maio, a pedagoga e coordenadora de Educação Profissional, Deuzalina M. A. Assumpção Silva, participou com cerca de 50 colegas de todo o país, dos debates sobre a execução do Plano Nacional de Qualificação que reúne os Planos Territoriais de Qualificação, PlanteQs e os Projetos Especiais de Qualificação, ProEsQs. Do Mato Grosso participaram deste encontro apenas servidores do Ceprotec e Universidade Federal de Mato Grosso, duas das quatro executoras do PnQ no Estado. Haverá uma outra reunião com as coordenadoras do PNQ e PlanteQs. As executoras dos cursos foram o Senai, a UFMT, o Ceprotec e o Instituto dos Cegos.

Durante o seminário os coordenadores e diretores do MTE falaram aos executores sobre o projeto pedagógico do PNQ, sobre economia solidária, concepção diretrizes, promoção e divulgação. E ainda sobre a prioridade do PNQ este ano que é qualificação social e profissional de agricultores familiares, trabalhadores assentados ou em processo de assentamento, trabalhadores rurais não-agrícolas e trabalhadores sem ocupação.

De acordo com a coordenadora houve troca de experiências entre os membros das executoras. “Como participei do primeiro Painel que falava de Qualificação Social e Profissional pude falar de Mato Grosso e dar sugestões para a execução do Planteq deste ano. Todas as sugestões serão reunidas pelo MTE e enviadas para as executoras”, informou.

No seminário ficaram acertadas que duas ações seriam acatadas pelo Ministério. A primeira será liberar, antes do fim do ano, com previsão para o segundo semestre, os recursos para custos do Planteq nos Estados. E a segunda sugestão será reunir as instituições executoras e as instituições coordenadoras (Secretarias de Trabalho e Emprego dos Estados) para planejamento de ação do Planteq.

“As executoras foram unânimes em relatar o atraso na liberação dos recursos e funcionamento do Sistema de Gestão de Ações do Emprego, Sigae, foram as ações que mais dificultaram o trabalho e a execução dos cursos”, relatou.

PLANTEQ - Em Mato Grosso o Ceprotec qualificou mais de 350 pessoas em dois meses de curso, em oito municípios. Ao todo o Planteq executou em todo Estado 53 cursos em 28 municípios, nos cursos oferecidos pelo Senai, Instituto dos Cegos, Ceprotec e UFMT.

Ao longo de três meses, de 10 de dezembro do ano passado a 21 de fevereiro deste ano, os alunos do Planteq em oito municípios freqüentaram os cursos de qualificação e formação continuada, de 200 horas, de Pedreiro, Administração de Pequenas Propriedades Rurais, Informática Básica, Técnicas em Vendas, Auxiliar de Escritório com Ênfase em Informática e Técnicas de Turismo Ecológico e Rural

Em 2005 o planejamento dos cursos e levantamento de demanda para o Planteq já começou. Segundo previsão da coordenadora de expansão de rede, Gislaine Marques discute a possibilidade de oferecer 14 cursos de até 200 horas em 14 diferentes municípios do Mato Grosso.





Fonte: Assessoria Ceprotec - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339833/visualizar/