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Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 20:14
Por: SORAIA FERREIRA

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Jardins, espaços amplos, arejados e limpos, hortas, lugares reservados para as brincadeiras das crianças, muros pintados e boa administração. Com esses, e outros quesitos, 60 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso ganharam o prêmio “Minha Segunda Casa”. (Confira a relação no site www.seduc.mt.gov.br).

Divulgado nesta segunda-feira (09.05), o prêmio foi promovido pelo governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), para estimular a boa gestão nas unidades escolares.

“A dedicação e esforço da comunidade escolar na conservação e preservação do espaço físico das escolas resultaram nesse concurso. Um ambiente limpo é imprescindível para o ensino de qualidade, já que de nada adianta ter um bom currículo pedagógico se o prédio for um espaço sujo. A escola acaba sendo uma extensão do lar e a consciência de preservação tem que ser disseminada entre os alunos, para que eles levem isso para a vida. Essa também é uma questão de cidadania”, frisa a superintendente de Gestão Escolar, Roberta de Castro Penna.

As 60 vencedoras foram selecionadas entre 205 inscritas nas categorias: escola de pequeno porte com até 600 alunos; de médio com até 1.200 alunos; e grande, com mais de 1.200 estudantes, distribuídas em 10 pólos. “Por ser o primeiro prêmio e as inscrições não serem obrigatórias, o número de participantes foi surpreendente e satisfatório. O prêmio não significa que essas escolas estejam em prefeitas condições, mas que todas têm ótimos projetos, que primam pela conservação do ambiente escolar. Nosso objetivo agora é torná-las sempre melhor para oferecer um ensino de qualidade”, ressaltou a superintendente.

A escola estadual professor Fernando Leite Campos, localizada em Várzea Grande é uma das vencedoras. Ela ficou em primeiro lugar na categoria médio porte – pólo Baixada Cuiabana. Entre as atividades desenvolvidas pela escola, está o projeto de jardinagem, em que os próprios alunos são estimulados a cuidar do pátio. A unidade ainda cultiva uma horta, também mantida pelos alunos.

PRÊMIO – As escolas que ficaram na primeira colocação irão receber: diploma de escola Referência Estadual pela Conservação do Patrimônio Público; uma TV 29 polegadas e um DVD. As que ficaram em 2º: um micro-system. As 60 unidades também receberão discmam e bolas para sortear entre os alunos.

Para serem contempladas, as instituições de ensino foram avaliadas por uma comissão julgadora estadual que observou os seguintes itens: gestão; meio ambiente; educação, desenvolvimento e cultura. Os jurados analisaram as unidades por meio do material enviado como, relatórios, filmes, fotos e cartazes. Também foi avaliada a relação entre comunidade e a escola.

A comissão foi formada por representantes da Seduc; Setec; Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA); Grêmio Estudantil; Lions; Secretaria de Infra-Estrutura (Sinfra); Conselho Estadual de Educação (CEE).

De acordo com a superintendente, o “Minha Segunda Casa” também serviu de estímulo para o cumprimento da Lei nº 8078, de 12 de janeiro de 2004, que dispõe sobre a Semana de Conservação escolar. “Todas as escolas deverão prever, anualmente, em seu calendário, a Semana de Conservação Escolar, com atividades que buscam preservar e valorizar o ambiente escolar”, destaca.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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