Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2005 às 15:47
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


O evento é em comemoração ao Dia Mundial pela Saúde e Segurança no Trabalho em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes relacionados ao trabalho

A Secretaria de Estado de Saúde está promovendo, no Centro de Eventos do Pantanal, amanhã (28.04), a partir das duas horas, no Centro de Eventos do Pantanal, um fórum de discussão sobre Saúde e Segurança no Trabalho. Empresários, médicos, enfermeiros e técnicos da área do trabalho terão a oportunidade de discutir formas de garantir um ambiente seguro e agradável para o trabalhador. Está prevista a participação de 400 pessoas. O fórum começa às duas hora e termina às cinco horas da tarde.

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MT) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT/23) de Mato Grosso e acontece em comemoração ao Dia Mundial pela Saúde e Segurança no Trabalho e em memória dos trabalhadores vítimas de acidentes relacionados ao trabalho. “Esta data foi instaurada no calendário nacional como um dia de luta pela melhoria das condições de trabalho, reforçando a idéia de que é preciso investir em ações preventivas”, disse a técnica do Centro Estadual de Referencia à Saúde do Trabalhador (Cerest), Tereza Pompilho.

Como forma de mobilizar a atenção da população para o evento será realizada, a partir das sete horas da manhã do dia 28, na Praça Alencastro, uma ação educativa com o intuito de alertar a população sobre os cuidados e investimentos na segurança do trabalho. Serão realizadas apresentação de teatro, exposição de banners, exibição de vídeos educativos e distribuição de panfletos para o público em geral. “Pretendemos com essas atividades junto à população, reforçar as reflexões sobre os impactos e doenças do trabalho e a importância das notificações dos casos”, enfatizou Tereza Pompilho.

A metodologia que será seguida no fórum de debates será de mesa redonda, debates, exposição de trabalhos e relatos de experiência sobre prevenção da saúde e segurança no trabalho.Os temas que serão abordados serão sobre a cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no setor da construção e necessidades de segurança e saúde ocupacional para trabalhadores jovens e idosos. . “Neste encontro iremos nos empenhar em enfatizar ao público participante o direito de trabalhar em liberdade, com dignidade e segurança”, disse Tereza Pompilho.

No fórum serão enfocados questionamentos voltados para trabalhadores jovens, entre 15 e 24 anos, devido a sua pouca experiência no trabalho e maturidade física e emocional, baixo nível de capacitação ou por não terem conhecimento da legislação nacional e de seus direitos no ambiente de trabalho. Já os trabalhadores com mais de 55 anos receberão atenção das discussões pelo fato de parecer estar mais suscetíveis a sofrer de doenças ocupacionais, comparados aos seus colegas mais jovens. “O objetivo é assegurar aos com mais de 55 anos um ambiente de igualdade de tratamento, sem discriminação”, explicou Tereza.

De acordo com estimativas da Organização Internacional do Trabalho (Oit), anualmente, no mínimo 60 mil trabalhadores são vítimas de acidentes no setor da construção civil, o que equivale a 17% do total de acidentes. Por essa necessidade, a Oit adotou uma norma específica sobre o tema, a Convenção nº 167, 1988, sobre segurança e saúde no setor da construção. Em Mato Grosso, as atividades econômicas em que ocorrem o maior número de acidentes de trabalho são os setores de madeireiras, cultura mista (lavoura e pecuária), frigoríficos, pecuária, construção civil e oficinas de peças. “Por isso, é de fundamental importância a participação de todos no envolvimento em prol da diminuição dos riscos e dos casos relacionados ao trabalhador”, afirmou Tereza.

O CEREST - O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador é uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo a intervenção nas relações entre o trabalhador e a saúde. A saúde do trabalhador tem como objeto principal vigiar os riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização assistencial compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada na rede Sus.

O Cerest atende trabalhadores formais de empresas privadas e do setor público, autônomos, desempregados e aposentados com problemas de saúde causados pelo trabalho que realizou ou foi realizado. Os trabalhadores são atendidos por telefone (324-0316) ou na própria sede do Centro Estadual, localizado na rua Estevão de Mendonça, bairro Goiabeiras, na Capital. O trabalhador deve apresentar a Carteira de Identidade (RG), Carteira do Trabalho (CTPS), exames, laudos e atestados médicos que tenham relação com a doença ou acidente de trabalho.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343135/visualizar/