Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 14:58
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


O projeto Arara Azul, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aos seus servidores (técnicos e apoios administrativos), é referência nacional no processo de valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento, feito pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, chamou a atenção da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed). Tanto, que representantes da comissão de estudos para a implantação do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação do Paraná estiveram em Cuiabá no intuito de conferir a aplicação do projeto.

“Mato Grosso é pioneiro no Brasil, por desenvolver políticas de valorização de profissionais não docentes. Estamos elaborando um plano de carreira e viemos conhecer como o Arara Azul funciona na carreira dos servidores e na prática”, disse a assessora jurídica da Seed, Fabiana Galera Severo. Além dela, também vieram à Cuiabá: a chefe do departamento de Infra-estrutura da Seed, Ana Lúcia Albuquerque Aschulhan e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP), José Valdivino de Moraes.

Os visitantes estiveram nas escolas estaduais José de Mesquita, Machado Neves e Barão de Melgaço, em Cuiabá, onde 483 ararinhas cursam em nível básico Manutenção de Infra-estrutura, Nutrição Escolar e Administração Escolar. O projeto visa habilitar técnicos-administrativos, secretárias, merendeiras, vigias, auxiliares de limpeza e porteiros para a melhoria na qualidade de ensino e no atendimento das escolas públicas estaduais.

“O Projeto Arara Azul resgata a auto-estima do servidor, os ensina a trabalhar em equipe e faz a conscientização, permitindo que eles ajudem no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da escola, além de participem das reuniões do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar e outras ações do segmento", destaca a coordenadora do projeto Arara Azul, Maria Aparecida Vaz Nolasco.

Além de profissionalizar, o projeto promove o enquadramento salarial dos participantes, que, após um ano e nove meses participando do curso, têm seus vencimentos reajustados em 40%. O Arara Azul, que já qualificou e enquadrou 4.555 profissionais desde sua implantação em 1998, passou no ano passado por uma reformulação. O projeto ficou ligado às unidades escolares; e será aplicado em blocos presencial ou parcelado, com carga horária de 1.220 horas, devendo ser concluídos 21 meses. Ao todo, 800 profissionais de todo o estado cursam o Arara Azul em 2005.

“Pudemos observar que o projeto sofreu uma série de ajustes. Esse histórico ajuda bastante porque economiza tempo, já pegamos o projeto formulado e testado. Estamos levando o Arara Azul com muitos problemas superados”, ressalta o presidente da APP, José valdivino.

Os representantes do Paraná ainda estiveram reunidos com o superintendente de Recursos Humanos da Seduc, Benedito Guarin Strobel e a superintendente de Desenvolvimento e Formação da Seduc, Mônica Agripina Botelho.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343600/visualizar/