Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 22 de Abril de 2005 às 12:40

    Imprimir


Ele chegou sem avisar, em 1999. Veio de ônibus, com sua roupa mais importante. Não falava quase nada de português e tinha um objetivo claro: estudar,e se formar e voltar para casa para aplicar esse conhecimento.

Ele é o índio xavante Patí, 29 anos, estudante da Univap. Filho do cacique da tribo Pedra Branca, no Mato Grosso, Pati está no último semestre do curso normal superior, que o capacita a dar aulas para crianças e jovens de ensino médio e fundamental em qualquer lugar do país.

"Vou terminar o curso e voltar para a minha tribo para ensinar as crianças de lá tudo o que eu aprendi na cidade grande", disse Patí, em português pausado e às vezes de difícil compreensão.

Patí veio para a Univap atendendo a um convite "genérico" do reitor, Baptista Gargione Filho, durante um evento que contou com a presença de representantes de diferentes tribos do país na Fundação Cassiano Ricardo, em 1998.

"Eu disse que daria uma bolsa de estudos a algum representante indígena que quisesse estudar na Univap. Só que não foi dirigido a ninguém especificamente, ele demorou vários meses e veio sem avisar, sem conversar com ninguém", disse o reitor.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344213/visualizar/