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Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 09:57
Por: NIKA PEREIRA

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A espera chegou ao fim para os alunos da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, localizada no Coxipó, em Cuiabá. A partir da próxima segunda-feira (18.04), os estudantes irão colocar em prática tudo que aprenderam durante um ano e três meses de encontros e debates. Eles vão estreiar o primeiro programa da rádio Geração, que está sendo desenvolvido por meio do projeto do Educom.Rádio em Mato Grosso.

No início eram 40 componentes, hoje são apenas 11, mas mesmo assim eles não desistem. “As pessoas que continuaram, estão aqui porque tem interesse em participar, em fazer acontecer. Em contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. Mesmo que o equipamento não chegasse, iria valer pelo aprendizado”, frisa Luana Manulany, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Desde quando receberam os equipamentos, os alunos esperam com ansiedade o dia para estrear o programa. “Criamos uma expectativa muito grande em torno da rádio. Tanto por parte dos professores, que podem utilizar como ferramenta pedagógica, e também por nós alunos, já que esse instrumento nos trará interação e conhecimento”, disse outro componente do grupo, Douglas Maurício.

Os alunos estão elaborando quatro programas de 15 minutos cada. A primeira edição será apenas para apresentar todos os componentes, o propósito e como será a programação e, principalmente, pedir a participação dos outros alunos para elaborar os próximos programas. “Por meio da rádio nós vamos poder mostrar o nosso valor. Agora nós temos a responsabilidade de passar o nosso ponto de vista, e também estamos aprendendo a valorizar cada minuto”, salienta a aluna Carla Barros.

Para um dos capacitadores do projeto, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ailton Segura, o rádio é um meio de estar trazendo o aluno para dentro da sala de aula, incentivando e liberando toda a criatividade desses estudantes.

Um exemplo que o programa quando bem aplicado dar certo, vem do Estado de São Paulo, onde o Educom.Rádio foi implantado, e principalmente, nas escolas de periferia ajudou no combate a violência, do vandalismo e na evasão escolar. “O rádio proporciona para o aluno a liberação da criatividade, traz a comunidade para perto da vida escolar”, acrescenta Segura.

Além da escola Raimundo Pinheiro outras 20 da rede estadual de ensino estão implantando o programa, que tem parceria do Ministério da Educação e da Universidade de São Paulo. Cada uma delas receberam ou irão receber um kit, composto pelos seguintes equipamentos: um transmissor de rádio, com capacidade para atingir a área do estabelecimento de ensino, um transmissor limitador, uma antena, quatro caixas receptoras, dois microfones, três gravadores de mão, uma mesa com oito canais estéreos, um CD player, um tape deck, fones de ouvido, transformador, muiltímetro e cabos





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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