Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 10:38

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde está implementando o setor de tratamento intensivo do sistema público. Nesta quarta-feira (06), o secretário Aray Carlos da Fonseca Filho vai inaugurar 10 novos leitos de UTI’s no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Sendo 5 neonatal e 5 pediátrica.

“As camas são dotadas de toda infra-estrutura necessária para atender as crianças com problemas de alta complexidade. Cada leito com seus respectivos equipamentos e aparelhos”, informou o médico. Para completar os benefícios no setor, o secretário destacou a transformação da UTI em Centro de Tratamento Intensivo Infantil (CTI). “A nova ala vai comportar 20 leitos”. A solenidade está marcada para as 14 horas.

Inaugurado em 8 de abril de 2004, o setor de tratamento intensivo possui 10 leitos com 4 neonatal e 6 pediátrica. “Com o aumento de leitos, vamos otimizar o atendimento da pediatria, como também atender a demanda pelas internações”, ponderou Fonseca.

O secretário acrescenta que a SMS conta com um corpo clínico de 28 médicos, deste 8 são especializados pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva. “Além da estruturação física e operacional, o HPSMC terá recursos humanos de excelente formação”, frisa.

Após a inauguração do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), o secretário de Saúde, Aray Carlos da Fonseca Filho, vai assinar convenio com o Hospital Geral Universitário (HGU) para atender a demanda da Capital no que tange a intervenções cirúrgicas, nas especialidades bariátrica, ortopédica e oncológica. Com a nova parceria, serão executadas 78 operações por mês. Sendo oito reduções de estômago, 30 na área de ortopedia e 40 cirurgias de combate ao câncer, respectivamente. O evento será no HGU, às 15 horas.

Fonseca explica que o atendimento continuará via Central de Regulação. “Com o incremento no setor cirúrgico do sistema público de saúde, a secretaria vai agilizar os processos de intervenções do Hospital e Pronto Socorro Municipal, visando a garantia de vida dos pacientes, que muitas vezes ficam semanas na a espera de uma vaga”, avaliou o secretário.

As cirurgias efetivas serão realizadas já a partir da próxima semana. Fonseca informa que os procedimentos permanecem dentro das normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, as consultas ambulatoriais, a realização de exames pré-agendados e seguindo para a mesa cirúrgica.





Fonte: Redação/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348689/visualizar/