Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Abril de 2005 às 17:19
Por: GONZAGA JÚNIOR

    Imprimir


“Não há como consolidar o desenvolvimento do turismo de Mato Grosso sem respeitar e preservar os recursos hídricos, a biodiversidade e a cultura do estado”. Esta afirmação da professora Solange Ikeda, pró-reitora de Extensão e Cultura marcou a participação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat na 12ª Festa Internacional do Pantanal realizada na última semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Em conjunto com as professoras Carolina Joana da Silva e Solange Aparecida da Silva, a Pró-reitora divulgou a programação da terceira edição do Festival da Águas de Mato Grosso que será realizado de 9 a 11 de junho em Alta Floresta, com o tema Àguas da Amazônia.

Solange Ikeda disse que o espaço aberto a Unemat na programação da Festa do Pantanal foi oportuno, particularmente, como estratégia para massificar a campanha de conservação das bacias que formam os ecossistemas de Mato Grosso, especialmente o pantanal. “Mais que falar para acadêmicos e profissionais de turismo, estamos falando a importantes formadores de opinião”, comemorou.

Uma das anfitriãs do Festival da Águas de Mato Grosso deste ano, a professora Solange Aparecida da Silva, do Campus Universitário de Alta Floresta, aproveitou a ocasião para denunciar as ações que ameaçam as bacias formadoras dos rios da região norte e as agressões que vem sofrendo o Parque Estadual do Cristalino.

Ela disse que a realização do Festival em Alta Floresta vai ser decisiva e ampliará as ações que a Unemat vem desenvolvendo para proteger a imensa riqueza natural do estado. “Este é o segredo do projeto ABC. Aonde a Universidade está presente, estamos atentos na defesa das nossas riquezas”, comentou a professora.

O espaço aberto à divulgação do Festival das Águas também se transformou numa oportunidade para a Unemat mostrar o que a instituição tem produzido em estudos e pesquisas que contribuem decisivamente para a preservação das riquezas naturais de Mato Grosso.

A professora Carolina Joana, por exemplo, apresentou os estudos e as pesquisas que compõem o projeto ABC- Àgua, Biodiversidade e Cultura, um detalhado estudo que mapeou as condições reais das bacias hidrográficas, da biodiversidade e da cultura mato-grossense.

Ao relatar as fragilidades dos ecossistemas do Estado, a professora alertou para a necessidade de uma ação mais integrada dos vários setores do governo no sentido de desenvolver políticas adequadas de fomento a exploração dos recursos naturais do Estado. “Somente desta forma será possível termos atividades econômicas que gerem o mínimo de impacto possível”, apelou.

Carolina também fez questão de ressaltar o espaço dado a Unemat na programação da Festa Internacional do Pantanal. “Este é um espaço privilegiado. Não é sempre que a academia tem a oportunidade de estar divulgando o resultado do seu trabalho para um importante grupo de formadores de opinião”, comentou a bióloga acrescentando que esta é a contribuição da Unemat para a preservação e o desenvolvimento do Estado.

A necessidade de respeitar, conhecer e preservar as riquezas naturais do Estado como matéria-prima para consolidar o turismo como importante atividade econômica para Mato Grosso, foi uma das razões que levaram a Secretaria Estadual do Desenvolvimento do Turismo a escolher “As Águas de Mato Grosso”, como tema da Festa Internacional do Pantanal deste ano.

Para a secretária estadual de Turismo, Ieda Marli, não há como se falar em política de desenvolvimento do turismo sem que todos os segmentos envolvidos na atividade conheçam as potencialidades do Estado, suas fragilidades e a necessidade da exploração racional. “Para mim, este painel é um dos momentos mais importantes da Festa, pois a preservação e o respeito à biodiversidade estão ligados umbilicalmente à exploração das riquezas naturais”, declarou.

A secretaria foi mais enfática ao afirmar que a sobrevivência do turismo e a sua consolidação como base de economia do Estado, passa necessariamente pelo conhecimento das águas, da biodiversidade e da cultura de Mato Grosso. “Felizmente a Unemat existe para nos ajudar a seguir o caminho correto”, comentou.

Além das participações nas mesas redondas e de ter um estande da Festa do Pantanal, a Unemat esteve representada no evento por professores e acadêmicos dos campi de Nova Xavantina, Cáceres, Tangará da Serra, Alta Floresta, Sinop e Luciara.

MESA REDONDA – A minimização dos impactos sobre os recursos naturais, passíveis de exploração turística, é tema constante nas aulas do Curso de Turismo ministrado pelo Campus Universitário da Unemat em Nova Xavantina.

Na mesa redonda que discutiu a importância das águas para o desenvolvimento sustentável do turismo de Mato Grosso, a professora Iara Knabben disse que os futuros turismólogos formados pela Unemat, vão entrar no mercado com conhecimento detalhado sobre os recursos hídricos do estado e a necessidade de se desenvolver atividades econômicas que gerem baixo impacto para a frágil biodiversidade mato-grossense. “Estamos nos aplicando de modo a colocar no mercado, profissionais atualizados e com um conhecimento maior das potencialidades de Mato Grosso”, Explicou.

Além da Unemat, participaram da mesa redonda as faculdades Unirondon, Univag, Afirmativo, ICEC, FAUC, Unic, UFMT, Facip e o Cefet.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348918/visualizar/