Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 06:46
Por: Alecy Alves

    Imprimir


O Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Várzea Grande está em alerta. O barbeiro, transmissor da Doença de Chagas, vem sendo encontrado com frequência em diversos bairros da cidade. Entre as comunidades onde foram recolhidos os insetos estão a Passagem da Conceição, Jardim Glória I, Mapim e Barreiro Branco.

Mas até agora nenhum barbeiro recolhido acusou a presença do protozoário trypanossomo cruzi, causador da Doença de Chagas. Apesar disso, a proximidade com o município de Jangada, onde no ano passado uma criança de oito meses morreu da doença e ao menos quatro insetos infectados foram recolhidos, preocupa os técnicos em saúde pública.

Em Várzea Grande, o Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizou um serviço de orientação à população sobre como proceder no caso de aparecimento dos barbeiros e outros bichos, como ratos, morcegos, escorpiões, formigas, caramujos, pombos. As informações estão acessíveis pelos telefones 694-5306 ou 694-5324.

A diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Luciana Lopes Castanha Souto, disse que além das vistorias regulares, quando recebem chamados, os técnicos do setor vão até locais indicados com a finalidade de capturar os insetos e enviá-los para investigação laboratorial.

Luciana Souto acredita que Várzea Grande está sob ameaça de ter o barbeiro infectado porque é territorialmente pequeno e tem sua área urbana muito próxima do limite com Jangada. Conforme ela, a partir de janeiro deste ano as ações de vigilância foram sistematizadas e devem ser intensificadas nos próximos dias com a capacitação de mais agentes de saúde.

Limpar bem os imóveis, abrir portas e janelas para a entrada de luz solar, não deixar alimentos expostos e utilizar telas de proteção nas janelas fazem parte das medidas de prevenção à presença do barbeiro em casa.

Esse inseto de cerca de dois centímetros de comprimento, asas achatadas e largas, parecido uma com pequena barata, se esconde em lugares de difícil acesso, como frestas na parede, grotas e até dentro da armação de camas e outros móveis tubulares.

A DOENÇA - Ao picar uma pessoa e defecar junto à picada, o barbeiro passa o protozoário, causador da doença, ao homem. A Doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, de mãe para filho. Normalmente o quadro clínico da infecção surge de 5 a 14 dias após a transmissão pelo vetor, mas as manifestações crônicas da doença de Chagas aparecem mais tarde, na vida adulta.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349537/visualizar/