Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Março de 2005 às 14:42

    Imprimir


A aspirina tem efeitos tão positivos quanto o Warfarin, remédio receitado para reduzir o risco de padecer de um bloqueio arterial no cérebro (estenose intracraniana), revelou um estudo financiado pelos Institutos Nacionais da Saúde dos EUA.

Até agora, sabia-se que a aspirina, um analgésico comum, é também um excelente anticoagulante usado para prevenir problemas cardiovasculares.

Mas, segundo a pesquisa publicada nesta quarta-feira pela revista The New England Journal of Medicine, a aspirina contribui também para impedir a estenose intracraniana, assim como o Warfarin, um remédio mais complexo e mais caro.

Essa foi a principal conclusão de um estudo realizado em 59 centros médicos dos EUA por pesquisadores da Universidade Emory, em Atlanta (Geórgia).

"Um remédio de baixo custo funciona tão bem como um que exige uma observação custosa e complicada e que requer ajustes na dosagem", afirmou John Marler, que chefiou a pesquisa.

Segundo Marc Chimowitz, outro dos pesquisadores, como o tratamento com Warfarin é mais caro e complicado do que o da aspirina, deixá-lo poderá significar uma economia de cerca de 20 milhões de dólares para o sistema de saúde do país.

Chimowitz advertiu que "os resultados deste estudo são relevantes apenas para as pessoas com estenose intracraniana" provocada por aterosclerose, que é a acumulação de depósitos gordurosos nas paredes arteriais, que freiam o fluxo sanguíneo.

As pessoas que estão submetidas a tratamentos com Warfarin para outros problemas, como arritmia cardíaca (fibrilação atrial) e coágulos nas pernas ou nos pulmões, não devem deixar de tomar esse remédio porque ele é a melhor opção, afirmou.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350160/visualizar/