Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Março de 2005 às 15:22
Por: ADRIANA GOMES

    Imprimir


As oficinas de qualificação profissional que vão acontecer dentro da XII Festa do Pantanal buscam aperfeiçoar cada vez mais o setor. A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Assis, explica que o Governo do Estado, nesta edição, resolveu investir não só na Feira dos Municípios, carro-chefe de todos os anos, como também fortalecer a parte técnica através da Rodada de Negócios e o oferecimento destas oficinas. Nelas, cerca de 500 vagas serão oferecidas a profissionais e estudantes.

"O grande mote da XII Festa é a geração de negócios e capacitação dos municípios, por isso, apesar do evento se chamar Festa, vai ter uma forte área de negócios e aprendizagem", informou Yêda. Serão 30 vagas em média por oficina. Só a da Seduc, sobre Educação Ambiental e Turismo, oferece 25 vagas. As duas de gastronomia, coordenadas pelo Senac, disponibilizam 20 vagas cada uma. Tudo gratuitamente. Para esse trabalho, as instituições parceiras disponibilizaram cerca de 30 profissionais para atuar como instrutores.

Yêda Assis avalia que esta é a forma do Estado investir no Turismo dando condições ao mercado de se profissionalizar. “A ação promoverá uma melhora no desempenho do setor”, disse.

De acordo com Yêda, a mudança de aspecto do evento para ser, não só uma festa, mas também um incentivo ao incremento da economia, é um processo natural de crescimento de cada edição. Para conseguir abordar o máximo de aspectos, o Governo do Estado contou com vários parceiros importantes nesse setor. São eles: Ministério do Turismo, Sebrae, Instituto Cuiabano de Educação e Cultura - Icec, Univag, Unic, UniRondon, Fema, Sanecap, Seduc e Senac e todas as secretarias de Estado para, dessa forma, trabalhar o turismo transversalmente.

A Fema, que sempre participou somente com estandes, dará uma oficina sobre sustentabilidade em Unidades de Conservação. A Seduc, que nunca participou, também contribuirá numa outra oficina, Arte em Educação Ambiental. Nela será dada a técnica de reciclagem com jornal onde, ao final, os alunos farão como produto final, peças de papel de elementos da fauna pantaneira.

A Faculdade Afirmativo oferece oficina sobre Trilhas para ecoturismo. O objetivo é ampliar o número de interessados no assunto, pois o mercado hoje é quase um nicho, segundo a instituição. Dentro dela falarão sobre o perfil do ecoturista, obras e manutenção de trilhas, e interpretação da natureza.

A Univag traz duas oficinas: Um Olhar sobre a fotografia, com o fotógrafo Nicélio Acássio e Cerimonial e Etiqueta, com a professora Márcia Ribeiro. Na primeira vão ser apresentados casos de fotomontagens históricas de imagens manipuladas na mídia. O coordenador da oficina pretende levar os alunos a refletir sobre a ética dos profissionais que fazem isso e como uma imagem pode influenciar na vinda ou não de um visitante. Já Cerimonial... vai dar noções básicas de como organizar eventos, o conceito de cerimonial, qual o papel do cerimonialista, legislação e dicas de trajes.

A Unic apresenta as oficinas de Comunicação e Marketing para o turismo e Jornalismo especializado em Turismo. A primeira tem como objetivo exercitar nos participantes as técnicas de planejamento estratégico para o setor e ações de divulgação. Já a segunda é voltada para estudantes de jornalismo e vai repassar técnicas para coleta de informações, regras básicas de entrevistas e levantamento de dados. Ao final os alunos estarão elaborando matérias dentro do evento e as três melhores serão veiculadas pela assessoria de imprensa da Sedtur.

O Senac traz também duas oficinas sendo uma sobre o aproveitamento da soja – marca do Estado – na culinária mato-grossense e outra sobre culinária internacional. Mais informações no site www.festadopantanal.com.br





Fonte: Assessoria/Sedtur

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351477/visualizar/