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Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Março de 2005 às 14:21
Por: Cristina Piloni

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Um grupo gestor integrado por alunos dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UFMT foi formado com o objetivo de reestruturar a Empresa Júnior de Consultoria de modo que ela tenha as condições exigidas para voltar a funcionar de forma satisfatória, atendendo as expectativas não só dos alunos, mas também de clientes externos e futuros parceiros.

Criada em 1993 na UFMT, a Empresa Júnior (EJC), nos últimos anos, segundo os estudantes, tem passado por períodos de inatividade devido a dificuldades diversas. Para reverter esse quadro, o grupo gestor já realizou a eleição da nova diretoria, composta por dois representantes de cada curso da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FAECC), e tem buscado contato com outras empresas juniores de Mato Grosso e do Brasil e com a direção da Faculdade. “A Empresa Júnior”, explica o grupo gestor, “é um direito de todos os estudantes e o seu objetivo maior é servir de ponte, ligando a teoria da sala de aula com a prática no desenvolvimento de projetos, com vistas à melhoria da qualificação profissional”. Anunciam que, em breve, será realizada uma assembléia geral para dar legitimidade ao estatuto, que se encontra em fase de reformulação, à nova chapa diretora e ao conselho deliberativo. Informam, também que, serão cadastrados todos os membros que estiverem dispostos a dar o seu apoio e a participarem dos trabalhos da EJC da UFMT.

HISTÓRICO

A primeira empresa Júnior surgiu na França em 1967. Na década de 80, a idéia se difundiu por outros países, chegando ao Brasil em 1988, quando foram criadas as empresas juniores da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Armando Álvares Penteado.

Trata-se de uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos de graduação de cursos universitários ou técnicos para prestar serviços e desenvolver projetos para os diversos setores da sociedade. Os professores também participam como orientadores, para garantir a qualidade do trabalho. Para os clientes, os benefícios são o caráter inovador dos projetos e o baixo custo, uma vez que a empresa Júnior é voltada para a área social, não objetivando lucro. Para os alunos, a empresa júnior cumpre o papel de lhes possibilitar o aprimoramento técnico através da resolução de problemas práticos e, ainda, o pessoal e humano, através do envolvimento numa organização preocupada com o desenvolvimento individual e social.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com os alunos Leonardo e Artur, da Administração, pelos telefones 8404-5838 e 2123-5026 respectivamente, Jandilson e Henrique, de Ciências Contábeis, 9911-4391 e 9907-2854, Paula e Greice, da Economia, 8112-2905 e 515-8487.





Fonte: UFMT

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