Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 07:18
Por: Mauricio Azevedo

    Imprimir


O Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), em cinco dias de operação, já fiscalizou 257 taxímetros em Cuiabá. De acordo com o coordenador de Cargas Perigosas do Imeq, Bento Gomes, apenas 15 aparelhos medidores do valor das corridas efetuadas em táxis apresentaram defeitos. Gomes afirma que em caso de irregularidades, o proprietário do equipamento ganha 48 horas para consertar o taxímetro.

Os taxistas são convocados a comparecer na unidade de Cargas Perigosas do Imeq, no bairro Industriário. "Todo taxista é obrigado a comparecer na data determinada", alerta Gomes. A ordem de convocação obedecerá o último número da placa do veículo. Na unidade, além da verificação do estado de conservação do aparelho, os pneus do automóvel são observados, pois o tamanho dos pneus é que determina a contagem do valor a ser pago pelo usuário de táxis.

Segundo Gomes, Cuiabá possui uma frota estimada em 900 veículos. E a operação executada pelo Imeq é amparada pela portaria 201, expedida em 2002 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro). A fiscalização em Cuiabá iniciou na última segunda-feira (14) e vai até o dia 25. Já em Várzea Grande, a verificação será realizada entre os dias 28 e 04 de março.

O Sindicato dos Taxistas de Cuiabá (Sintac), por meio do secretário da atual gestão, Benedito Lino de Arruda, diz que o trabalho do Imeq é necessário para punir os maus taxistas. Conforme o secretário do Sintac, esses maus profissionais descumprem as normas estabelecidas para o exercício da atividade. Para ele, o posto de inspeção do Imeq no bairro Industriário serve para dar transparência à função. O sindicato possui 604 filiados. Arruda informa ainda que o trabalho do Imeq é acompanhado pela Secretaria Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), de Cuiabá.

"É a Secretaria que emite a autorização para trabalhar como taxista. Então, ela acompanha a verificação dos lacres dos taxímetros", explica.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358930/visualizar/