Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 15:11

    Imprimir


Os empresários mato-grossenses ganharam um novo referencial na busca por profissionais no mercado de trabalho. O Senai – MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foi certificado pela norma NBR ISO 9001/2000, na área de educação profissional. “O trabalhador formado pelo Senai já entrava no mercado de trabalho com o respaldo de uma instituição que há 60 anos promove a qualificação de pessoas. Agora, temos o diferencial de ser a primeira e única instituição de educação profissional em Mato Grosso certificada pela ABNT”, avalia o Diretor Regional, prof. Gilberto Figueiredo.

A NBR ISO 9001/2000 avalia princípios da gestão de qualidade de uma empresa, baseada em oito princípios básicos, como foco no cliente, envolvimento das pessoas e melhorias contínuas. O processo pela certificação foi iniciado em novembro de 2002 e, com a certificação, obtida no dia 25 de novembro de 2004, o Senai recebeu o reconhecimento de estar em conformidade com todos os requisitos exigidos pela norma. A empresa responsável pela auditoria, a ABS Quality Evaluation, Inc., realizou também a certificação em empresas como a Petrobrás e a Infraero, quando estas passavam pelo processo de certificação.

Para conseguir atender às exigências da norma, O Senai implantou internamente um ‘Sistema de Gestão de Qualidade’ (SGQ). “Todos os nossos processos são checados e analisados”, avalia a coordenadora de informação tecnológica e qualidade Senai, Lélia Brun. O Diretor Regional do Senai destacou o trabalho de sua equipe. “O envolvimento e engajamento de toda equipe , desde coordenadores até estagiários, foi fundamental para atingirmos nosso objetivo”. Foram certificadas as Unidades do Senai em Várzea Grande e Rondonópolis, além do Senai – Fiemtec (Cuiabá) e do Departamento Regional.

“Com a certificação, o Senai amplia sua credibilidade, além de elevar a qualidade dos serviços e aprimorar a qualidade no atendimento”, afirma Gilberto. Segundo ele, o mercado de trabalho em Mato Grosso só tem a ganhar com a aquisição dos novos profissionais formados pelo Senai. “A partir de agora, os trabalhadores qualificados pela Instituição tem o reconhecimento ISO 9001”, comemora. O Senai vai ampliar o SGQ nas demais Unidades no Estado, também buscando a certificação. “O objetivo é aumentar sempre a qualidade de processos e serviços. Agora vamos atrás do Prêmio Nacional de Qualidade”.

Para o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – FIEMT, Nereu Pasini, Mato Grosso tem muito a ganhar com uma Instituição certificada. “Grandes indústrias que possuem certificação buscam profissionais qualificados e certificados. Acaba se tornando um incentivo para a instalação de empresas no Estado”.

Senai de Mato Grosso Além de 150 cursos de qualificação, aprendizagem industrial, cursos técnicos e de educação profissional – em 21 áreas de atuação, o Senai – MT oferece assessoria técnica e tecnológica às empresas do Estado. Para realizar o trabalho em Mato Grosso, o Senai conta atualmente com 12 Unidades, nos principais pólos econômicos (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Sinop, Juína e Poxoréu). Em 2003, foram 11 mil alunos matriculados em cursos do Senai em todo o Estado e 410 empresas atendidas. Em 27 anos de existência, o Senai-MT já qualificou mais de 157 mil profissionais.

Mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas em ações de Responsabilidade Social, como o ‘Seminário de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) no Mercado de Trabalho’, com 400 participantes e a certificação de 34 PNEs no curso gratuito de aprendizagem industrial. Em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, o Senai-MT capacitou 825 pessoas em 29 municípios de Mato Grosso, por meio do PlanTeq – Plano Territorial de Qualificação. Em junho/julho de 2004, o Senai-MT abriu processo seletivo para 926 vagas gratuitas em Curso de aprendizagem industrial em todo o Estado. “Uma pesquisa realizada com ex - alunos do Senai apontou que a taxa de inserção de egressos no mercado de trabalho é de 63% em média. Agora com a certificação, acreditamos que estes números irão aumentar”, afirma Prof. Gilberto Figueiredo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363209/visualizar/