Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Novembro de 2012 às 09:05
Por: Ana Carolina Moreno

    Imprimir


Reprodução
Matemática
Matemática

As redes públicas de ensino do Brasil conseguiram aumentar a porcentagem de estudantes do 9º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado em matemática. De acordo com dados da Prova Brasil 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta-feira (7), 12% dos alunos neste nível apresentaram o conhecimento esperado na resolução de problemas em matemática. O número, apesar de ser considerado baixo, cresceu dois pontos percentuais em relação aos dados de 2009, de 10% para 12%. Em 2007, a porcentagem era de 9%.

Nas turmas de alunos do 5º ano do fundamental, a porcentagem de estudantes com aprendizado adequado subiu de 30% para 33% entre 2009 e 2011. Em 2007, a porcentagem era de 22%.

A meta não oficial do Movimento Todos pela Educação, financiado pela iniciativa privada para defender a educação pública de qualidade no Brasil, é que proporção de alunos que deve aprender o adequado até 2022 seja de 70%.

Por outro lado, a parcela de estudantes do 9º ano com aprendizado esperado ou além da expectativa na prova de português caiu um ponto percentual entre 2009 e 2011, de 23% para 22%. No 5º ano, a prova de língua portuguesa foi a que mais avançou em termos de aprendizado adequado: 37% dos alunos atingiram o nível adequado, contra 32% em 2009.

Veja abaixo quadro comparativo do Portal Qedu que mostra a evolução do aprendizado em matemática no 9º ano do fundamental nas edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil:
 

Evolução do aprendizado em matemática da Prova Brasil, em quadro comparativo do Portal QEdu (Foto: Reprodução)
Evolução do aprendizado do 9º ano em matemática da Prova Brasil, em quadro comparativo do Portal QEdu
(Foto: Reprodução)


 

Em São Paulo, redes municipais avançam, mas a estudal regride
Nos resultados estaduais, seis dos 26 estados e do Distrito Federal tiveram desempenho igual ou pior que a edição anterior da prova de matemática do 9º ano. São Paulo, Amapá, Maranhão e Rio Grande do Norte ficaram estagnados em 12%, 3%, 4% e 6%, respectivamente. Os números representam a porcentagem de alunos prestes a entrar no ensino médio com nível adequado de aprendizado na matéria.

Nos estados de Alagoas e Mato Grosso, essa porcentagem ficou em 3% e 9%, respectivamente. Em ambos, o desempenho esperado ficou um ponto percentual abaixo do que o resultado da Prova Brasil 2009.
 

EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO ADEQUADO DE ALUNOS DO 9º ANO DO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL*
Unidades da
Federação
Variação
RJ +4%
CE, DF, ES, GO, MG, RO +3%
AC, MS, PE, PI, SC, SE, TO +2%
AM, BA, PA, PB, PR, RR, RS +1%
AP, MA, RN, SP 0%
AL, MT -1%
BRASIL
+2%
Fonte: Inep, com dados comparativos do Portal QEdu
 

 No caso paulista, apenas 12 em cada 100 dos 510 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes públicas do Estado de São Paulo que fizeram a Prova Brasil 2011 demonstraram um aprendizado considerado adequado para a série em que estavam matriculados.

Esse cenário considera todas as escolas públicas. Porém, no recorte específico das escolas da rede estadual, a porcentagem de alunos nas faixas de desempenho adequado foi de 11% em 2011, um ponto porcentual a menos que em 2009. Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "a melhoria da qualidade de ensino é uma das prioridades do Governo do Estado" e que a rede de ensino estadual ultrapassou suas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado em agosto.

Além disso, afirmou que a média de desempenho da Prova Brasil subiu de 242,75 para 244,33. No Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a assessoria apontou que também houve avanço no nível de estudantes do 5º e 9º do fundamental, além do ensino médio. "A média de proficiência dos alunos do 5º ano do ensino fundamental subiu 4,4 pontos em matemática. Entre os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, a melhora é de 1,9 ponto. E na 3ª série do ensino médio, o crescimento foi de 0,5 ponto."

Para aprimorar o desempenho dos alunos, a secretaria afirma que implantou, entre outras ações, "a Avaliação da Aprendizagem em Processo, responsável por diagnosticar as defasagens a fim de recuperar o aprendizado no ciclo II do ensino fundamental e no ensino médio".

Escolas das redes municipais do Rio crescem mais
Em comparação com a Região Sudeste, São Paulo foi o estado com pior desempenho. Rio de Janeiro foi o que mais avançou na porcentagem de alunos do 9º ano com aprendizado adequado em matemática: ela aumentou quatro pontos percentuais, para 14%.

Minas Gerais e Espírito Santo tiveram crescimento de três pontos percentuais no mesmo quesito, para 22% e 16% (Minas é o estado brasileiro com o melhor desempenho absoluto nesta área da Prova Brasil).
Ceará, Distrito Federal, Goiás e Rondônia também viram a mesma porcentagem aumentar t

Porém, no Rio, assim como em São Paulo, as redes municipais foram as responsáveis pelo resultado melhor que na edição anterior da prova. A rede estadual do governo do Rio não conseguiu aumentar, na edição mais recente, sua porcentagem de alunos no fim do fundamental que aprenderam o esperado em matemática.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36397/visualizar/