Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 17:14

    Imprimir


A rede pública estadual de saúde em Mato Grosso pode vir a ter um Programa de Reposição Hormonal para atender mulheres de baixa renda. Tudo vai depender da aprovação de projeto de lei de autoria do deputado Nataniel de Jesus (PMDB) que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa a ser desenvolvido em parceria com os municípios interessados.

De acordo com o projeto de Nataniel, a Secretaria de Saúde do Estado baixará as normas necessárias para implantação do Programa de Reposição Hormonal e deverá ter dotação orçamentária própria para desenvolve-lo.

O objetivo da proposta é garantir que mulheres de baixa renda tenham acesso à terapia de reposição hormonal, obtendo também qualidade de vida e evitando o risco de doenças na etapa da vida que começa por volta dos 48 anos de idade.

O deputado lembra não haver dúvidas dos benefícios que a reposição hormonal leva às mulheres que já entraram na menopausa. “Além de melhorar o lado emocional, que fica abalado nessa fase, a terapia de reposição hormonal ainda diminui o risco de doenças cardíacas e osteoporose, por exemplo. Assim, a melhora da qualidade de vida é alta e compensadora”, destaca Nataniel.

A reposição hormonal é a prescrição de medicamentos que imitam a ação dos hormônios naturais metabolizados pelos ovários. E para a maioria dos especialistas, segundo a justificativa do projeto de lei, os benefícios são maiores que os riscos nesse tipo de tratamento.

Nataniel de Jesus acredita na aprovação de seu projeto, devido ao alcance social, que beneficiará, caso concretizado, milhares de mulheres em Mato Grosso.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364135/visualizar/