Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 20:34
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará na próxima semana (entre os dias 13 a 17) o Seminário “Metodologia e Uso de Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos”. Sessenta e sete professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão da capacitação.

O seminário, que tem 40 horas e ocorrerá no Hotel Mato Grosso Pálace, no centro de Cuiabá, tem como objetivo trabalhar melhor o uso dos meios de novas tecnologias nas salas de EJA, que atendem um público diferenciado. Além disso, também ensinará os professores a trabalharem com o desenvolvimento de metodologias de projetos em sala de aula.

Contrato didático; leitura compartilhada; metodologia de projeto; estudos de conteúdos e eixos temáticos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); e socialização e discussão do plano de aula, serão alguns dos conteúdos do seminário. Essas temáticas serão ministradas pelos professores formadores do Centro de Formação dos Professores (Cefapro) de Cuiabá e os técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Formação (SDF) da Seduc.

O seminário é uma das quatro ações desenvolvidas pela Seduc, que é contemplada pelo “Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para o Atendimento a Educação de Jovens e Adultos” (PEJA), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria.

ÍNDICE - O PEJA é destinado a municípios que têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,500 pontos. Em Mato Grosso, cinco deles estão enquadrados nestes índices: Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Porto Alegre do Norte, Jangada e Acorizal. A rede estadual de ensino mantém 7 escolas nestes locais, que atendem 832 alunos.

Durante o ano de 2004, os recursos de R$ 190.968,90, que são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) à Seduc, para o apoio ao EJA, também foram utilizados para o desenvolvimento de mais três ações: a aquisição de materiais pedagógicos para os alunos; a instalação de uma biblioteca; e a compra da Merenda Escolar, que neste caso ganha um reforço de R$ 0,20 centavos e chega a 0,33 centavos por aluno/mês.

Sendo assim, os recursos do PEJA, que foram repassados ao Estado em 10 parcelas, foram utilizados para a compra de 831 kits escolares, que contam cada um com dois cadernos, quatro lápis, duas borrachas, duas canetas, uma régua e um apontador. Além disso, também foram adquiridas 7 bibliotecas com 35 títulos cada; e 1.795 livros didáticos para o Ensino Fundamental e Médio.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365128/visualizar/