Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Novembro de 2012 às 15:36

    Imprimir


"Conte até 10. A raiva passa. A vida fica". Esse é o mote da campanha lançada hoje (08.11) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que teve como convidado o senador Pedro Taques (PDT-MT), relator do Novo Código Penal e presidente da Subcomissão de Segurança Pública do Senado. A campanha de valorização à vida "Conte até 10" tem o objetivo de reverter a situação trágica da violência no Brasil.

De acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Ministério da Justiça, foram registrados 49.932 homicídios no Brasil em 2010. O número representa média de 26,2 assassinatos para cada grupo de cem mil habitantes, o que coloca o país entre os mais violentos do mundo.

“É como se acontecesse no Brasil um massacre do Carandiru por dia. As estatísticas mostram que milhares de pessoas são vítimas de assassinatos cometidos por motivos fúteis como em brigas de bar, entre vizinhos, discussões no trânsito, entre outras situações. Os parlamentares precisam fazer a sua parte propondo inovações normativas necessárias ao combate à criminalidade e tratando da criação de políticas públicas consistentes com foco na cultura da paz e prevenção ao crime. No entanto, também precisamos sensibilizar a sociedade para reduzir os casos de violência praticada por impulso. Nesse contexto, a campanha lançada pelo CNMP possui importante papel ao promover a reflexão sobre a banalização da violência”, afirmou o senador Pedro Taques.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público, entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso e por motivo fútil representaram desde 25% a mais de 80% dos crimes cometidos, a depender do estado. Os números são relativos a 15 estados e ao Distrito Federal, foram remetidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelo Ministério Público e encaminhados ao CNMP pelos gestores de metas da Enasp.

Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a campanha leva ao cidadão uma reflexão sobre a falta de tolerância e sobre a valorização da vida.

 "Para reduzir os índices de homicídio, além da atuação conjunta e articulada dos agentes do Sistema de Justiça, é fundamental a sensibilização da sociedade. É isso que estamos buscando", explica a conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, Taís Ferraz.

A campanha será lançada em Mato Grosso no dia três de dezembro, na escola Cesário Neto.

Estrelas - Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de TV do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê. Entre as mensagens inseridas na ação estão "Quem é da paz não briga", "A raiva passa. A vida fica" e "Sua vida vale mais que qualquer briga".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/36580/visualizar/