Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 08:12

    Imprimir


O grupo farmacêutico Merck, ameaçado por um escândalo mundial envolvendo seu antiinflamatório Vioxx, deverá explicar amanhã ao Congresso americano os motivos que levaram a retirada da droga do mercado.

Segundo especialistas, a audiência no Congresso deve relançar o debate sobre os padrões dos estudos clínicos para que um medicamento obtenha permissão de venda.

No dia 30 de setembro passado, a Merck anunciou a retirada do Vioxx em todo o mundo, depois de estudos clínicos que revelaram que após 18 meses de uso contínuo, a droga aumentava os riscos de problemas cardíacos.

No início de novembro, a agência encarregada de autorizar os medicamentos nos Estados Unidos, a FDA, informou que o Vioxx (rofecoxib) tinha provocado no país 27.785 infartos do miocardio ou mortes por crises cardíacas entre 1999 e 2003.

Para neutralizar seus efeitos negativos no estômago, os antiinflamatórios do tipo Cox-2 bloqueiam uma substância que tem um papel fundamental para evitar problemas cardíacos, segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367626/visualizar/