Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 12 de Novembro de 2004 às 10:03
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A entrega das chaves das pick-ups será no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, nesta sexta-feira (12.11).

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) adquiriu, com recursos do Ministério da Saúde (MS), oito camionetes pick-up, cabine dupla, traçada, com ar condicionado, para serem usadas na Média e Alta Complexidade da Vigilância Sanitária (Macvisa). O investimento na aquisição dos veículos ficou em R$ 538,9 mil e a distribuição para os Escritórios Regionais de Saúde foi feita em conjunto com a Superintendência de Gestão.

Os veículos serão repassados pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, aos Escritórios Regionais de Água Boa, Juína, Juara, Porto Alegre do Norte, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Baixada Cuiabana e Barra do Garças. Os gestores desses escritórios receberão as chaves das pick-ups no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, na sexta-feira (12.11), às 9h, após a entrega das 10 novas UTIs para a Prefeitura de Várzea Grande. .

A superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Moema Couto Silva Blatt, explicou que as Vigilâncias Sanitárias dos Escritórios Regionais precisam ser equipadas com esses veículos devido à necessidade de desenvolver ações que lhes possibilitem alcançar as metas pactuadas com o Ministério da Saúde. Neste ano, a Vigilância Sanitária da Saúde de Mato Grosso foi inserida na Pactuação Programada Integrada, do Ministério, e ficou com a obrigação de cumprir as metas pactuadas.

A inspeção de estabelecimentos, produtos e serviços de interesse da saúde, por exemplo, é uma das áreas que têm metas a serem cumpridas. A superintendente deu exemplos dos produtos que receberão a atenção da Vigilância Sanitária: produtos de farmácia, domissanitários (produtos de limpeza usados no lar), alimentos, coleta de água para monitoramento da qualidade do líquido, investigação de surtos e outros.

Entre os serviços a serem fiscalizados ela mencionou os prestados nos estabelecimentos hospitalares, nas unidades de Saúde, as Agências Transfusionais, os Diagnósticos por Imagem e a Saúde do Trabalhador, especialmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho. "Esse trabalho da Vigilância Sanitária é de suma importância para o consumidor e usuário do SUS e para os empresários que fazem a prestação do serviço", mencionou Moema Blatt. Ela explicou que, no caso do consumidor, a inspeção pretende garantir produtos e serviços de qualidade. No caso dos empresários, é o resultado da inspeção que vai decidir se ele receberá o Alvará Sanitário, que possibilita o seu funcionamento, ou não.

AVANÇOS - A Vigilância Sanitária está passando por vários avanços no Estado. "Está em implantação no país", comentou Moema Blatt, "o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Mato Grosso tomou as providencias para se habilitar de modo a participar do programa". Este ano já foi feita uma capacitação de servidores da Saúde, por determinação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é criadora e gerenciadora do sistema.

Esse avanço vai possibilitar que a Vigilância Sanitária melhore sua atuação sobre todos os estabelecimentos que prestam serviços no âmbito da Saúde. Lanchonetes, restaurantes, laboratórios, hospitais, Postos de Saúde, Hemoclínicas e outros serão periodicamente visitados por fiscais e monitorados em todo o Estado.

No setor de farmacovigilância a superintendente anunciou que está em andamento a sua implantação, na estruturação do Centro de Informação Toxicológica. "Ele é importante na medida em que vai possibilitar a compilação de dados de reações adversas a medicamentos. Com esses dados em mãos a Anvisa emite informações alertando as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais para essas reações", lembrou a superintendente.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367876/visualizar/