Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:29

    Imprimir


Falhas no atendimento, longas filas, corrupção. O extinto Instituto de Previdência de Mato Grosso (Ipemat) além de não suprir a carência de saúde dos servidores estaduais, deixou a impressão de que autarquias públicas nunca teriam um bom funcionamento, e que nunca seriam despidas de fraudes. Apesar de toda a resistência de alguns segmentos da sociedade com a proposta de criação de um plano de saúde público, o governador Blairo Maggi tomou uma atitude corajosa e criou o MT Saúde. Esta é uma das iniciativas que demonstra como o servidor é valorizado pelo Governo do Estado.

Com uma proposta inovadora, nascia em julho de 2003 o MT Saúde. O plano tem por objetivo possibilitar o acesso dos servidores a uma assistência médica de qualidade, a um baixo custo. Diferente do que muitos cogitaram no início, o MT Saúde não tem o propósito de concorrer com o mercado particular de saúde. O Governo do Estado deseja inclusive que esses planos sejam fortalecidos, já que geram renda e beneficiam milhares de pessoas.

Entretanto, cerca de 90% dos servidores estaduais não tinham planos de saúde, o que motivou a criação do Instituto. O MT Saúde favorece principalmente os servidores mais carentes que não têm condição de pagar um plano de saúde comercial. A criação do plano também promove o desafogamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com menos usuários, o sistema se torna mais ágil e eficiente.

Atualmente, o número de pessoas atendidas pelo MT Saúde chega a 22 mil. Os usuários estão satisfeitos com a assistência médica oferecida pelo plano. Segundo Ramis Bucair, um cuiabano ilustre que possui um museu de pedras que leva seu nome, o carinho e a atenção dos funcionários do Instituto ajudam na recuperação dos pacientes. "O atendimento foi de primeira linha. Toda hora entravam em meu apartamento a assistente social do plano, o nutricionista e o médico. É uma coisa fantástica, que cura você sem dar remédio", comemora Bucair.

O MT Saúde tem uma ampla cobertura, inclusive em casos de alta complexidade; rede credenciada composta por 1,5 mil profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, distribuídos por todo estado; plano familiar (com apenas uma contribuição, o servidor garante assistência médico-hospitalar para si e todos seus dependentes diretos); entre outros serviços.

No final do mês de setembro, o MT Saúde inaugurou o serviço de home care. Este sistema possibilita ao paciente receber o tratamento médico em casa, somente em casos nos quais a internação hospitalar é necessária. O primeiro atendido pelo home care do MT Saúde foi o aposentado Tácito Tocantins Lobo, 75 anos.

Lobo teve um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido por derrame, e estava internado. Então, foi transferido para casa e era assistido 24 horas por uma equipe médica do plano. A filha dele, Célia Botelho, 47 anos, destacou as melhorias que o tratamento no ambiente doméstico torna possível. "Ficar muito tempo no hospital é muito cansativo, fora o risco de infecção hospitalar", explica Célia.

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - O MT Saúde também tem promovido eventos com o objetivo de auxiliar e instruir seus usuários a terem cuidados mais intensos com a saúde, além de proporcionar momentos de lazer e descontração. No começo deste mês (01/10), as Olimpíadas da Melhor Idade foram realizadas no Sesi Park. Os idosos lotaram o auditório e receberam inúmeras informações para alcançar um modo de vida saudável. José Ferreira, 67 anos, que participou do evento, disse ter gostado muito da programação: "Eventos desse tipo ajudam os idosos a viver melhor". O presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, reiterou a disposição do plano em trabalhar com saúde preventiva junto aos seus usuários. "Quero novamente frisar que o MT Saúde não é um plano de doença e sim um plano de saúde", disse Bastos Jorge.

Um evento especial para as crianças também foi realizado. As atividades, em comemoração ao Dia da Criança, aconteceram no circo Kroner. A alegria das crianças era contagiante. A entrada para os filiados do MT Saúde foi gratuita.

No dia 15 de outubro, o MT Saúde assinou um convênio com o Sesi/MT, para que os usuários do plano tenham descontos ao utilizar a estrutura das unidades do Sesi Clube, em todo o estado, e também do Sesi Park, em Cuiabá. Na parceria ficou definido que o associado do MT Saúde terá 50% de desconto no passaporte do sistema de cobrança "day-use", no valor não promocional, para desfrutar do Sesi Park. Para se associar ao Sesi Clube, os valores variam de R$ 6 a R$ 21 por mês. É obrigatória a apresentação da carteirinha do MT Saúde, para que o desconto seja validado.

De acordo com Yuri, "esse convênio é uma conquista do servidor. Com um baixo custo os usuários do MT Saúde terão acesso a uma excelente estrutura de lazer". Bastos Jorge pondera ainda que essa ação está inserida no objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores. "O lazer é muito importante na vida de uma pessoa. Alivia o estresse e melhora o convívio social", afirma Yuri.

O MT Saúde já é uma realidade. O plano tem garantido qualidade no atendimento médico e o custo para ter a cobertura do MT Saúde é bem menor do que o valor cobrado pelo mercado particular de saúde. Os tipos de planos do MT Saúde são vantajosos para os usuários. O servidor contribui com 5,5% de seu salário bruto para ter o Plano Padrão (internação em enfermaria). Para o Plano Especial (internação em apartamento), a contribuição é de 8,5% do salário bruto.

O Governo do Estado se preocupa com o bem-estar de seus servidores. Mais informações sobre o MT Saúde podem ser encontradas no site www.matogrossosaude.mt.gov.br.




Fonte: Secom-MT/MT Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369422/visualizar/