Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 17:04

    Imprimir


Uma escola atrativa estimula e respeita a diversidade cultural. Seguindo esse pensamento, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Arlete Maria da Silva, em Várzea Grande, pretende mostrar aos alunos a importância de estudar e valorizar a cultura mato-grossense e brasileira por meio do projeto "Mato Grosso Rumo a um Novo Ideal".

De acordo com a diretora Maria Eugênia Pacelli Miranda, o projeto, que existe desde 2003, nasceu da necessidade de incluir os pais e comunidade na vida escolar dos 1.250 alunos da unidade. "Temos um grande número de imigrantes na escola e convivemos com pessoas de várias regiões. É primordial conhecermos essas culturas. E, é interessante notar que a partir do projeto, os pais estão se empenhando mais e ajudando os filhos nas tarefas e nas pesquisas sobre as regiões do país", disse.

De acordo com a diretora Maria Eugênia Pacelli Miranda o projeto nasceu da necessidade de incluir os pais na vida escolar dos 1.250 alunos. Além, de notar que o Estado tem um grande fluxo de imigrantes, assim, como na própria escola. "Como convivemos com pessoas de várias regiões, é realmente, primordial conhecermos essas culturas. E, é interessante notar que os pais a partir do projeto estão se empenhando mais e ajudam os filhos nas tarefas e nas pesquisas sobre as regiões", disse.

Por meio do projeto, foi promovido o evento "Música Folclórica", que foi apresentado na escola e também na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante o "1º Intercambio de Experiências Exitosas em Gestão Escolar", realizado na semana passada. O encontro teve como objetivo o estímulo à socialização contínua de informações em gestão, além de divulgar experiências que vem colhendo bons resultados na rede estadual.

A escola, que está localizada no bairro Asa Bela, em Várzea Grande, possui 60 funcionários, que em conjunto com a gestora Maria Eugênia leva adiante o projeto. "Queremos mostrar para todos que a diversidade existe e que ela tem que ser respeitada. Mato Grosso é um Estado extenso e que possui um coração grande, que cabe todos", frisa a diretora.

Virginia Landes Carvalho Mendonça, professora do Ensino Fundamental, explica que o rendimento dos estudantes melhorou por conseqüência do projeto. "Há muito interesse por parte dos estudantes, estou notando que estão lendo e pesquisando com muito mais determinação", comenta.

Para a estudante da 7º série, Ana Carolina Carvalho de 12 anos, o fato de estar estudando sobre os temas mato-grossenses deixa-a bastante fascinada com as riquezas do Estado. "Hoje estou mais informada sobre Mato Grosso. Quando vim de Brasília para cá, cheguei a estudar em três ou quatro escolas, mas em nenhuma delas estudamos o Estado dessa forma. Conhecer o lugar onde moramos é muito importante", destaca.

Já a aluna da 8ª C, Lizandra Meire Vieira de 29 anos, que estuda na unidade há três anos, ressalta o conhecimento que adquiriu com a participação no projeto. "Aprendi muito sobre Vila Bela, as danças, o vestuário, as comidas típicas. A experiência foi muita enriquecedora", afirma.

No dia 12 de dezembro, outra ação já está marcada para dar continuidade ao projeto. Dessa vez será a "Olimpíadas das Flores", que terá como principal atividade, a doação de alimentos para famílias carentes da comunidade. "No ano passado, a escola também promoveu arrecadação de alimentos para os idosos, onde conseguimos 150 cestas. Este ano, a nossa meta é de angariar 200", finaliza a diretora.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369866/visualizar/