Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 07:50
Por: Anderson Acendino

    Imprimir


O Ministério da Saúde apresenta ao Estado mais uma ferramenta para o controle de infecções hospitalares. O Sistema Nacional de Informações para o Controle de Infecções em Serviços de Saúde (Sinais) será apresentado durante o 3º Curso em Controle da Infecção Hospitalar do Estado de Mato nesta segunda-feira (25.10), promovido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (Ses)

O curso será realizado no Hotel Mato Grosso Palace, em período integral. Serão ministradas aulas expositivas, por Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e de Técnicos da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Escola de Saúde Pública.

O evento tem como objetivo capacitar e esclarecer os profissionais que trabalham diretamente com o controle de infecção hospitalar no Estado, com ações integradas, padronizadas e sistemáticas nos níveis estadual e municipal da comissão de controle da infecção hospitalar.

”Este curso vem ajudar o estado a captar dados que futuramente serão disponibilizados para realização de intervenções, minimizando os riscos de ocorrência de casos de infecção hospitalar dentro dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde do Estado de Mato Grosso”, destacou a Gerente de Vigilância e Serviços, Valéria Francischini.

O público a quem o curso se destina são os profissionais que trabalham nos hospitais regionais, hospitais de Consórcios, hospitais sentinelas e hospitais de maior complexidade dos municípios de gestão plena, sendo que todos eles são hospitais públicos ou conveniados com o Sus.

De acordo com a Gerente de Vigilância em Serviços, Valéria Francischini, o curso servirá de base para que o estado possa organizar a rede Sus em relação ao controle de infecção hospitalar. “Assim poderemos conter mais facilmente possíveis surtos de infecção” disse ela.

Para que os técnicos do nível municipal e estadual assumam suas competências e exerçam suas atribuições é necessário o desenvolvimento de um processo de capacitação que forneça a esse corpo técnico instrumento de gestão. “O processo de capacitação de novas equipes é essencial para estruturação do sistema municipal de vigilância sanitária e por isso a importância do curso” finalizou Valéria Francischini.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370358/visualizar/