Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 18:39

    Imprimir


A capacitação de profissionais da área da saúde amplia os serviços.

A Área Técnica da Criança da Secretaria de Estado de Saúde em atenção especial as crianças, neste mês está desenvolvendo várias ações de capacitação de profissionais na área da saúde, sobre ajuda e prevenção de doenças desde os primeiros dias de vida do bebê. A Saúde priorizou a prática do aleitamento materno e a realização do "teste do pezinho".

Para o incentivo da prática do aleitamento materno estão sendo capacitados quatrocentos agentes comunitários, até o final do ano, que posteriormente passarão a ser os orientadores e estimuladores da ação. "Esses agentes farão parte do programa de saúde da família. Sendo sua principal missão visitar as mães dos recém-nascidos, de bairro em bairro e fornecer informações sobre a importância da prática do aleitamento materno e orientações de como amamentar", disse a responsável pela área técnica da criança, Rosane Meciano.

O curso está sendo realizado na Escola de Saúde Pública em período integral. Será iniciado no dia 20 de outubro com término no mês de dezembro.O curso será desenvolvido em três etapas. Em cada módulo serão capacitados em média cem agentes comunitários.

Para o melhoramento dos serviços do teste do pezinho e sua execução com eficiência, a Saúde passará a treinar mais vinte e cinco técnicos e auxiliares de enfermagem da rede Sus que trabalham no centro de triagem neonatal. "A Saúde já capacitou todos os técnicos de enfermagem das policlínicas, postos de saúde do Estado e agora estão sendo capacitados os técnicos dos Programas de Saúde da Família. Esta ação vem complementar os serviços de atenção básica à saúde da criança", disse a coordenadora estadual de triagem neonatal, a médica Regina Coeli Coelho.

O treinamento em coleta do teste do pezinho será no dia 25 de outubro, em período integral, e tem por objetivo esclarecer aos técnicos de enfermagem sobre a legislação, portarias, normas, e que tipo de doenças poderão ser verificadas com o teste do pezinho. O treinamento será realizado na Escola de Saúde Pública sendo dividida em parte teórica e prática.

A coordenadora estadual de triagem neonatal, Regina Coeli Coelho lembra ainda que o teste do pezinho pode ser realizado no Hospital Julio Muller ou nos postos de saúde mais próximo.

TESTE DO PEZINHO: O teste do pezinho é a coleta de algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebê, após o nascimento, para realização de exames que serve para detectar doenças genéticas que são verificadas na triagem neonatal como duas doenças: a Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito.

A Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito são doenças causadoras de deficiência mental, quando não tratadas precocemente. Na Fenilcetonúria a criança nasce sem uma substância (enzima) no fígado, que não transforma a proteína fenilanina dos alimentos, em outro tipo de proteína. O acúmulo da fenilanina causa uma deficiência mental. No hipotireoidismo Congênito a criança nasce com falta do hormônio da tireóide, que também é importante para o desenvolvimento normal do cérebro, e por isto, surge uma deficiência mental."A minoria dos bebês que têm estas doenças, nascem aparentemente normais, e nada apresentam ao exame médico na maternidade. É por esse motivo que todos os bebês devem fazer o teste, pois se descoberto algum tipo de doença na criança e for realizado o tratamento precocemente ela fica normal", explicou a coordenadora de triagem neonatal, Regina Coeli Coelho.

Lembrando a médica Regina Coelho que "Todos os Hospitais e Unidades de Saúde, por lei, têm a obrigação de coletar o sangue do pezinho do bebê, e também encaminhar para os exames. A família também tem a obrigação de exigir o teste, e deve confirmar sua coleta no hospital ou numa unidade de saúde mais próxima".




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371141/visualizar/