Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 09:11

    Imprimir


Preocupados com a dissiminação da doença e da necessidade de atuar de forma preventiva no combate ao hantavírus o Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra juntamente com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde realizaram durante o dia de hoje várias discussões sobre o assunto.

No final da tarde, com a presença de representantes da FEMA, Produtores Rurais, da Saúde Indígena, EMPAER e técnicos de saúde dos municípios de Tangará da Serra, inclusive com a presença do secretário municipal de saúde e de Sapezal, Campo Novo Parecis, Deciolândia e Nova Olímpia, fecharam um pacto de competências e ações, o qual foi apresentado ainda na tarde de ontem ao Ministério Público solicitando seu apoio.

Estiveram presentes Beatriz Alves de Casto Soares e Aparecido Alberto Rodrigues Marques, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Sanitarista, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), respectivamente. De acordo com Aparecido Alberto, de 1999 a 2004, em Mato Grosso foram confirmados 37 casos de morte por hantavírus, desses 90% dos casos foram registrados nos municípios que fazem parte da Regional de Tangará da Serra. Vale lembrar que, só no ano passado, foram registrados 5 casos, mais 40 casos suspeitos.

Segundo o diretor do Escritório Regional de Saúde, Paulo Roberto Araújo, há necessidade de desenvolver ações para combate, como oferecer treinamento, cadastramento, conversas, como orientar os produtores a melhorar as instalações dos galpões, para evitar que o rato silvestre saia do seu habitat natural e vá para as residências.

É preciso eliminar tudo que possa servir de ninhos ou tocas de ratos, evitar entulhos, armazenar produtos agrícolas longe das residências e em galpões elevados acima do solo, fazer coleta do lixo adequada.

HANTAVIROSe - É uma doença infecciosa grave causada por vários tipos de vírus, existindo mais de vinte tipos pelo mundo. Nas Américas, até o momento só foi diagnosticada a SPH. A contaminação ocorre através de água e comida contaminada, por via respiratória, através do pó das fezes, urina e saliva dos roedores, principalmente ratos.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371280/visualizar/