Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 14:45
Por: RAFAELA MAXIMIANO

    Imprimir


Etiqueta do produto Depo-Provera 150 mg apresenta informações incorretas no uso do produto, o que pode não garantir a eficácia contraceptiva.

A empresa Pharmacia comunicou oficialmente no ultimo dia 31.08, à Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), que está recolhendo os lotes LC1703 e LD0271 (validade janeiro de 2009) do anticoncepcional injetável Depo-Provera 150 mg, seringa pré-carregada.

De acordo com o laudo da empresa, o medicamento apresenta informações incorretas na etiqueta da seringa. "Apesar da bula e da embalagem destacarem corretamente que a aplicação deve ser intramuscular, a etiqueta da seringa informa erroneamente que deve ser intravenosa", diz a comunicação.

Nesse caso, o Procon, superintendência da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), avisa aos distribuidores, farmácias e consumidores que tiverem medicamentos desses lotes - totalizam 58.019 mil unidades em todo País - a entrar em contato com a central de atendimento da empresa responsável, pelos telefones 0800-551800 e 0800-7036912, para informações e devolução do produto.

"Deve ser assegurado ao consumidor seu direito básico à informação e à efetiva prevenção dos danos e à garantia de que os produtos tenham padrões adequados de qualidade e segurança", esclareceu a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.

Segundo o Recall, o Depo-Provera é um contraceptivo trimestral injetável, que está no mercado desde 1963. Se a paciente utilizou o medicamento na forma intramuscular, está garantido o efeito desejado. Caso contrário não poderá ser garantido a eficácia contraceptiva.

Em caso de aplicação intravenosa, é recomendável que procure seu médico ou entre em contato com a central de atendimento da empresa responsável.

Diante da formalização da campanha perante aos órgãos de defesa do consumidor, o Procon informa aos consumidores que adquirirem o produto inserido na campanha, que além de entrar em contato com a empresa revendedora podem acionar o Procon-MT pelo telefone 151, pelo e-mail proconmt@setec.mt.gov.br ou no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do e-mail dpdc@mj.gov.br, pelo endereço eletrônico www.mj.gov.br/recall, pelo telefone (61) 429-3942, ou ainda por escrito, em carta endereçada ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) - Esplanada dos Ministérios, Bloco T - Edifício Sede - Sala 520 - Cep: 70064-900 - Brasília - DF.




Fonte: Procon-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374856/visualizar/