Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 13:27
Por: Irene Lôbo

    Imprimir


O Ministério da Saúde suspendeu a utilização do lote da vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral) que pode ter causado reações adversas em 120 crianças. Cerca de 5,7 milhões de doses adquiridas do laboratório italiano Chiron serão substituídas.

Em oito estados, 115 crianças apresentaram urticária e manchas na pele e cinco tiveram choque anafilático durante o primeiro dia de vacinação, no último sábado (21). Segundo relatório da Secretaria de Vigilância em Saúde, as crianças que tiveram reações à vacina foram atendidas e já estão bem. Os casos de choque anafilático ocorreram em Santa Catarina (3), Paraná (1) e Distrito Federal (1).

O médico pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Reinaldo Martins, explica que o choque anafilático é uma reação alérgica que ocorre nas primeiras duas horas depois da aplicação de vacinas, medicamentos ou picadas de insetos. “A criança pode apresentar placas vermelhas na pele, dificuldade respiratória, palidez e a pressão arterial baixa”, diz.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explica que as reações alérgicas que ocorreram foram leves e não deixarão nenhum tipo de seqüela nem prejuízo à saúde das crianças. Ele orienta que os pais que perceberem qualquer reação anormal em seus filhos após a vacina devem voltar imediatamente ao posto de saúde e comunicar o fato.

Como a vacina já está sendo substituída, Barbosa reforça que os pais devem continuar levando seus filhos para vacinar. “O grande benefício da vacina é evitar que a criança venha a adoecer no futuro. Não há nenhum motivo para o pai ou mãe se sentir intranqüilo e não levar o filho para vacinar até o próximo dia três de setembro”, esclarece.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375729/visualizar/