Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Agosto de 2004 às 17:48
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) está fazendo da interiorização dos serviços do SUS uma prioridade a ser perseguida. O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, afirmou que essa é uma vocação da Ses. "O que queremos é ampliar a cobertura do SUS junto aos municípios e, para isso, a interiorização é o melhor remédio", explicou.

Os Módulos Assistenciais de Saúde foram criados com esse objetivo. "São obras realizadas pela Ses, desde a estrutura física e tecnológica até a operacionalização do setor, para vincular o interior do Estado a uma rede de serviços médicos mais eficiente", detalhou Victor Rodrigues.

Alguns exemplos dessas obras foram citados pelo superintendente: "A inauguração do hospital municipal de Jaciara, ocorrida na semana passada, a construção e instalação de uma unidade de Terapia Renal em Sinop, o anúncio da construção de um moderno hospital na região do Cristo Rei, em Várzea Grande, a construção de uma unidade de Saúde em Tangará da Serra são, todos, exemplos dessa política de interiorização em ação", disse.

Victor Rodrigues lembrou que são mais de 130 obras realizadas pela Ses, a maioria delas nos municípios do interior. O superintendente disse que algumas ações na direção da interiorização da Saúde foram tão profundas que envolveram embasamento jurídico e legislativo requerendo, além da atuação do secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, a participação do próprio governador Blairo Maggi. Foi o caso do recente decreto 3.604, de 02 de agosto deste ano, enviado pelo governo à Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador. O decreto apresentou ao Legislativo a nova estrutura organizacional da Ses.

No bojo dessa proposta foi incluída uma medida que reflete diretamente na política de interiorização da Secretaria: a criação de 16 Escritórios Regionais de Saúde (antes eram apenas 13). "Com eles", declarou Victor Rodrigues, "a Ses cobre praticamente todo o Estado de Mato Grosso com atenção regionalizada em procedimentos de baixa, média e alta complexidade médica".

VACINAÇÕES - Na opinião do superintendente, os resultados dessa política são bem visíveis. "Tomemos a caso da multivacinação, por exemplo", disse. Realizada em 139 municípios, a campanha tinha como meta conseguir vacinar 275.300 pessoas e imunizou 291.550. Na vacinação contra a influenza, direcionada para um segmento específico, foram imunizados 148.175 idosos, alcançando com folga o total pactuado com o Ministério da Saúde.

Na área de Saúde Mental foram implantados CAPs - Centros de Atenção Psicossocial em Guarantã do Norte, Vila Rica, Juina e Sorriso Os municípios de Confresa, Primavera do Leste, Jaciara, Várzea Grande, Guiratinga, Campo Verde e Colíder também estão cotados para receber os CAPs.

Como resultado dessa política de interiorização, Victor Rodrigues citou, ainda, a implantação de um SAE - Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids em Alta Floresta e CTAs - Centros de Testagem e Aconselhamento de DST/Aids nos municípios de Água Boa, Colíder, e Jaciara . Ele ainda creditou a operacionalização dos Hospitais Regionais de Sorriso, Cáceres, Rondonópolis e Sinop aos esforços de interiorização da Ses. "Sem falar nas obras de ampliação e adequação que realizamos constantemente nesses órgãos", acrescentou.

Uma área onde a interiorização se faz notar de forma especial é a de instalação de unidades de tratamento e uso do sangue. "Com a normatizaçao do Hemocentro, que antes existia de fato, mas não de direito, várias unidades foram implantadas pelo Estado", contou Victor Rodrigues. Os municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Comodoro, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Cuiabá e Várzea Grande tiveram implantação de Unidades de Transfusão, que coletam o sangue, mas não realizam as transfusões.

Ao mesmo tempo, os municípios de Aripuanã, Brasnorte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juruena, Nobres, Nortelandia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatros Marcos, Terra Nova do Norte e Vila Rica receberam a implantação de Agencias Transfusionais, que coletam o sangue e realizam transfusões. "A criação dessas agências", explicou Victor Rodrigues, "foi estratégica. Elas sempre ficam próximas das Unidades de Transfusão de modo a supri-las quando necessário", disse Victor Rodrigues.




Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375760/visualizar/