Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 10:32

    Imprimir


O secretário Nacional Antidrogas, Paulo Uchoa, disse que o ministério da Educação terá o papel de orientar metodologicamente o curso de capacitação de professores para o combate às drogas nas escolas. Em entrevista ao jornal NBR Manhã, da TV a cabo da Radiobrás, o ministério dará apoio por meio de livros confeccionados para esta finalidade:

P: Como é que vai funcionar exatamente essa parceria, o que que vai caber ao Ministério da Educação, como é que fica a participação da Senad e do Ministério da Educação?

PAULO UCHOA: A Senad tem o papel do acompanhamento do curso como um todo. Vamos contar, em termos de metodologia, com os recursos didáticos da TV Escola, do Ministério da Educação, inclusive com o apoio de livros também com conteúdo muito preciso, muito bem confeccionado. Tivemos o apoio da universidade de Brasília também nesse aspecto para coordenar e também e também com acompanhamento de forma tutorial, de tutores para todos os nossos estudantes alunos, vamos dizer assim. Então, com essa equipe e com essa organização metodológica, nós pretendemos chegar a bom êxito, com esse primeiro que é um curso piloto para cinco mil educadores.

P: No início são cinco mil. Há possibilidade de aumentar esse número mais tarde?

PAULO UCHOA: Com certeza, a nossa previsão é chegar a todos os educadores da rede pública, e obviamente depois a rede privada também irá se incorporar. E nessa oportunidade, como eu já disse, nós pretendemos expandir, oferecendo esse curso para os nossos países irmãos de língua portuguesa.

P: Qual é a duração desse projeto piloto, em quanto tempo será implantada essa idéia?

PAULO UCHOA: O curso deve se iniciar hoje, com a presença do ministro Tarso Genro, do ministro Jorge Armando Félix, no Ministério da Educação. E deverá estar sendo concluído no dia 6 de dezembro. Então só são 40 horas, distribuídas ao longo do período, mas não só aulas teóricas, também teremos aulas práticas, porque os alunos é que serão orientados a preparar programas e trabalhos para implantação nas suas próprias escolas.

P: Por enquanto, esses alunos, esses educadores aguardam o projeto chegar até o município deles podem entrar em contato com a Secretaria?

PAULO UCHOA: Já está tudo preparado através de uma organização levada (...) pelo Ministério da Educação em contato com as secretarias de educação dos estados, com as escolas selecionadas por eles e com os professores também, diretores de escolas, coordenadores também selecionados, de maneira que nós tenhamos essa fórmula bem representativa de toda a nação de 87 escolas mais ou menos por Estado. São quase mil escolas, atingindo cinco mil professores das cinco regiões do país, então a coisa está bem equilibrada exatamente como piloto para que possa depois ser adaptado adequado às regiões, corrigidas algumas distorções que possam por acaso existir para que nós possamos lançar a nível nacional também um complemento para que sejamos todos os nossos educadores capacitados.

P: Para outras informações existe um telefone, um endereço e, ainda, o pessoal das escolas particulares tem que esperar mesmo, não adianta entrar em contato?

PAULO UCHOA: Mas já pode pegar idéia, com certeza isso vai ser muito bom de se multiplicar, então o telefone o 0800-614321 da Senad, que poderá servir como um fone de contato para maiores explicações e também o nosso site www.senad.gov.br

P: Deu muito trabalho para organizar esse programa? Qual foi a maior dificuldade?

PAULO UCHOA: Eu não diria que deu muito trabalho porque os nossos parceiros são fantásticos. O Ministério da Educação é fantástico, a universidade de Brasília também é fantástica, então quando as parcerias trabalham de forma integrada, que aliás é uma determinação do nosso presidente Lula, que tudo seja feito de forma integrada. Isso está acontecendo na nossa área, principalmente na área de drogas, e com certeza os trabalhos se tornam fácil. Às vezes as dificuldades advêm, problemas de recursos financeiros e tal, e nesse aspecto tivemos o apoio da embaixada americana.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/375842/visualizar/