Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 12:28
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O grupo “Saúde com Alegria”, da área técnica de Educação Artística da Secretaria de Estada de Saúde (Ses), será apresentado à imprensa e à sociedade mato-grossense no próximo dia 27, às 11h, no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

No período de três meses, 11 servidores da área técnica de Educação Artística da Secretaria de Estado de Saúde, foram capacitados para exercerem a função de “Doutores Palhaços”. Na ocasião os componentes do grupo “Saúde com Alegria” farão uma performance do que é o trabalho artístico profissional no ambiente hospitalar.

O projeto Saúde com Alegria é uma iniciativa da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Ses, que tem como principais objetivos proporcionar sensação de bem estar, facilitar e otimizar as atividades médico-terapeuticas, clínicas e de tratamento para as pessoas que se encontram internadas em hospitais, servidores hospitalares, corpo clínico e também as pessoas portadoras de necessidades especiais.

“A idéia do projeto é formar técnicos da saúde na função de ‘suavizadores’ de ambientes hospitalares, ou seja, o grupo Saúde com Alegria é quem vai levar aos pacientes, alegria,disposição, e coragem para enfrentar a doença e tratamento, com dignidade e auto-estima, bem como manter a qualidade de vida do paciente”, disse a Coordenadora de Qualidade de Vida, Zuleide Klein .

O grupo “Saúde com Alegria” utiliza várias técnicas de abordagens nas diversas áreas da arte. Mas as que realmente estão dando certo e já experimentadas e aplicadas no decorrer do processo de aprendizagem, segundo a técnica em Educação Artística Elisete da Costa Nunes, que também tem especialização em Artes Plásticas e Teatro, são artes cênicas (teatro- teatro de bonecos), recreação com música, artes visuais, manipulação de material artístico em Origami ( criação em papel que ganha forma de bichos, objetos) expressão corporal dinamizada, incluindo também a arte de contar história e contos.

“Estamos utilizando todos os instrumentos da arte, e o que é mais importante, estamos resgatando a nossa cultura regional. Utilizamos a viola de cocho em repertório de Mato Grosso e contos mato-grossenses. Adotamos a linguagem do falar cuiabano, personagens regionais nos teatros de boneco, enfim, o que está ao nosso alcance na promoção do riso, da alegria, da auto-estima de cada paciente que visitamos”, disse ela.

Eunice Maria Dalmaso, especialista na arte da música e Origami, disse que os Doutores Palhaços, foram moldados com as características e identificação de acordo com os costumes e tradição da terra. “ Eles tem a cara de Mato Grosso, os nomes também são sugestivos e lembram as frutas da região. Os sobrenomes de três famílias de palhaços já foram escolhidos, o Doutor Pequi, o Doutor Bocaiúva e o Doutor Caju. Ao mesmo tempo que levamos alegria também levamos o resgate da nossa cultura”,disse Eunice Maria Dalmaso.

A área de atuação dos “Doutores Palhaços” da Ses será nos Hospitias Júlio Muller, do Câncer, Geral de Cuiabá, também no Pronto Socorro dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

A Coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalha da Ses, Zuleide Klein, disse que o trabalho dos “Doutores Palhaços”, vem de encontro ao que preconiza o Sistema Único de Saúde(SUS), a humanização , a eficiência , a eficácia nos serviços de saúde pública.” O trabalho dos Doutores Palhaços, provocam mudanças no paciente, de comportamento, de comunicação, na colaboração em exames e procedimentos, redução da ansiedade, e principalmente desperta a alegria. A Arte –terapia passará a ser um complemento e apoio ao tratamento dos pacientes do SUS”.

A técnica Elisete da Costa Nunes contou que passou por uma experiência que ela não esquece , enquanto esteve nas aulas de capacitação. O grupo fez uma visita ao Hospital do Câncer. “Lá”, conta ela, “havia uma criança doente terminal, bem quietinha, e triste. Quando entrou no quarto ela ficou intimidada pelo estado de saúde em que se encontrava a criança. Mas, no momento seguinte, achou melhor tirar de suas costas o personagem Abner,um boneco caipira, falador e muito engraçado. Ele disse ‘oi’ na linguagem caipira. A criança olhou, o rostinho encheu de alegria, porém não sorriu, mas ali se iniciou o diálogo entre a criança e o boneco”. A teatróloga Elisete Nunes garantiu que foi a experiência mais gratificante que teve em sua vida. Levou alegria para a criança, mesmo em estado terminal. ”Não deixei a tristeza me dominar. Tive inspiração de Deus e cumpri com o meu trabalho.Fiz uma criança cheia de dor, tomada pela doença, feliz.Eu e o Abner”, disse ela.

O projeto de criação do grupo “ Saúde com Alegria” de Mato Grosso, tem como parceiros a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público(Oscip), Canto Cidadão de São Paulo, mais conhecidos como Doutores Cidadão.Os técnicos da Ses foram capacitados pelos Doutores Cidadãos de São Paulo Roberto Ravagnari, mais conhecido como Dr Ispaguetti Saracura, e Felipe Mello –Dr Raviolli Bem-te-vi.

No mesmo dia em que forem apresentados à imprensa e à sociedade mato-grossense eles farão um Work- Shop com os funcionários e corpo clínico do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, do Hospital Júlio Muller,do Pronto Socorro de Várzea Grande , do Hospital Geral e do Hospital do Câncer. “Eles vão conhecer um pouco das habilidades de cada integrante do grupo ‘Doutores Palhaços’”, explicou.

O Work- Shop acontece no dia 27.07, as 19h, na sala de reunião do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, e contará com a presença do secretário municipal de Saúde de Cuiabá, José Luiz Soares, e do secretário municipal de Saúde de Várzea Grande,Ednil Libanio da Costa.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377646/visualizar/