Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 16:40

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) subsidiará a alimentação dos estudantes que participarão do 8° Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet), que será realizado de 19 a 21 de julho, em Cuiabá. A garantia foi dada pelo secretário adjunto de Políticas Educacionais, Antonio Carlos Maximo.

O secretário adjunto recebeu nesta quarta-feira (07.07) o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Marcelo Gavião, que esteve na capital de Mato Grosso para tratar do congresso. Participaram do encontro os assessores estudantis da Seduc, Hilário Tavares e Benedito Lucas.

Na ocasião, o estudante pediu o apoio do Governo de Mato Grosso para realização do Enet. Marcelo Gavião expôs as dificuldades da Ubes em organizar o encontro. “São despesas com hospedagem, alimentação e transporte”, alegou o presidente da Ubes.

Após uma hora de conversa, Antonio Maximo garantiu o pagamento da alimentação dos cerca de 400 estudantes que vêm a Cuiabá. “Assim que a Seduc fizer levantamento do custo a verba será liberada”, informou.

Conforme o secretário adjunto, a Seduc apóia iniciativas como a realização do Enet, que é um movimento da Ubes para revogação do decreto 2.208 de 1997, que desvinculou o Ensino Técnico do Ensino Médio. Maximo participou, naquele ano, de vários eventos para discutir a decisão do Governo Federal. Ele disse ser favorável à revogação do decreto.

Na avaliação de Marcelo Gavião, o debate entre estudantes servirá para alavancar o movimento que restabelecerá o que vigorava antes do decreto 2.208, já que a partir de 1997 o Ensino Técnico foi desvinculado do Ensino Médio, ou seja, a grade disciplinar formal (Português, Geográfica, entre outras) deixou de fazer parte dos Cefets em todo país. O ato do governo federal também proíbe a criação de novas escolas técnicas. Cefet é a sigla do Centro Federal de Ensino Técnico.

Conforme Marcelo Gavião, os Cefets tornaram-se preparatórios para ingresso dos estudantes nas universidades. “O sistema tornou-se modular e mecânico”, avaliou o presidente da Ubes.

Outro problema observado por Marcelo Gavião é que o Ensino Técnico ficou muito vinculado à iniciativa privada. De acordo com o presidente da Ubes, as indústrias requisitam estagiários aos Cefets. No fim dos contratos, geralmente, os estudantes não são incorporados. Assim, outras empresas dificilmente os contratam por causa da rescisão anterior.

A abertura do 8º Encontro Nacional de Escolas Técnicas acontecerá às 16h, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os debates iniciam dia 20 no Cefet, na região central de Cuiabá.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378532/visualizar/