Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 17:20
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove, por meio da Central Estadual de Regulação (Cer), entre os dias 18 e 19 de junho, o 2º Seminário de Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos, com a finalidade de reestruturar o Sistema de Transplantes de Órgãos e Tecidos em Mato Grosso.

No dia 18 de junho o seminário acontece no Auditório da Central Estadual de Regulação (Cer), das 15 h às 17 h e no dia 19 será no Auditório da CEDIC, das 09h às 11h. No primeiro dia do evento cerca de 50 técnicos da Cer vão ser capacitados. Já no segundo dia, no sábado, será aberto a todos os profissionais de saúde do Estado.

De acordo com o coordenador de Transplante de Tecidos/Músculo – Esquelético, José Silveira Junior, a Ses firmou convênio há três meses com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para realizar treinamentos para toda a equipe da Central de Transplantes até dezembro de 2004. “A intenção do Governo do Estado é capacitar profissionais para adequação das normas de captação de órgãos e tecidos músculo – esquelético (pele e ossos), além de estruturar a saúde pública para a implantação de um Banco de Tecidos em nossa região”, explicou José Silveira.

A Ses realizou um primeiro seminário sobre este tema em 10 de fevereiro deste ano. Foram mais de 60 pessoas capacitadas. A médica Marisa Herson, do Hospital das Clínicas de São Paulo, foi a primeira instrutora sobre o assunto.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Vera Lúcia Silva Sena, o medo quanto à doação de órgãos está reduzindo consideravelmente. Tanto que no dia 20 de fevereiro, a Central de Transplantes realizou pela primeira vez na história da Saúde Pública do Estado a captação de múltiplos órgãos para doação. O doador foi José Maria Martins Campos, de 32 anos. Foram retirados as córneas, os rins, o pâncreas, as valvas cardíacas (quatro) e os ossos. Além da equipe médica de Mato Grosso, duas equipes, dos estados do Paraná e Minas Gerais participaram da captação dos órgãos, já que as equipes locais têm autorização somente para captar córneas e rins. Essa autorização é dada pela Central Nacional de Transplantes. "Várias são as dúvidas, se pode haver o favorecimento de alguém ou a venda de órgãos. Queremos esclarecer sobre a seriedade do trabalho realizado pela Central. Principalmente esclarecer que há uma lista única de transplantes, onde todo transplante que é feito tem que ter a autorização e a regulação da Central Nacional", destaca a coordenadora.

Mato Grosso realizou o primeiro transplante de rim em 1999. Desde então, já foram efetuados 130 transplantes de rim e 138 de córneas, totalizando 268. "A procura por informações na Central de Transplantes aumentou mais de 60%. A população parece realmente preocupada em obter informações, quebrando preconceitos e tabus quanto à doação", disse Vera.

A Central de Transplantes é composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. Equipes da Central permanecem em sistema de plantão até 24 horas.

Segundo Vera Lúcia os hospitais acionam a equipe de plantão quando detectam um caso de morte encefálica. Antes de acionar a equipe da Central, no entanto, os médicos do hospital realizam testes de segurança para constatar a morte encefálica do paciente.”Importante ressaltar que os exames são realizados por diferentes equipes, com a presença de neurologistas. A equipe da Central de Transplantes só é acionada pelos médicos do hospital após a certeza da morte encefálica. Após a confirmação de morte encefálica, a equipe da Central de Transplantes aborda a família do possível doador, para averiguar se esta concorda em assinar a autorização para o transplante. A família do doador recebe, do Estado de Mato Grosso, um auxílio funeral, instituído pela lei 7.423 de 22 de maio de 2001”, explica.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 18 de junho – 15 h às 17 h

Temas: Banco de tecidos músculo – esqueléticos de Curitiba (PR):

1 – Seleção dos Doadores

2 – Captação de Tecidos (intra – operatório)

3 – Estrutura física e funcionamento do banco de tecidos – UFPR/Curitiba



4 – Processamento de tecidos músculo – esqueléticos e armazenagem Público Alvo: Equipe da Central de Transplantes de Mato Grosso

Conferencista: Izabele Rego Barros

Bióloga Banco de Tecidos Músculo – esqueléticos – Hospital das Clínicas UFPR

Local: Auditório da Central Estadual de Regulação (Cer)

Av. Tem. Cel. Duarte, 1070, Centro, Cuiabá – MT Dia 19 de junho – 09 h às 11 h

Temas: 1 – Artroplastia total de quadril híbrida

2 – Vias de acesso em Artroplastia total de quadril

3 – Revisão de ATQ com uso de enxerto de banco

4 – Organização de banco de tecidos Público alvo: Profissionais de Saúde

Conferencista: Dr. Paulo Gilberto Cimbalista de Alencar

Diretor médico – Banco de Tecidos Músculo – esqueléticos – Hospital de Clínicas UFPR Local: CEDIC




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380305/visualizar/