Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 10:31

    Imprimir


Os médicos nos Estados Unidos compararam a saúde de mulheres que seguiram "dietas sanfona", ou seja, perderam e ganharam peso com frequência, a mulheres que se mantiveram de forma constante acima do peso considerado ideal.

A conclusão foi de que as mulheres que ficaram acima do peso tinham um sistema imunológico mais forte do que as que fizeram dietas de forma inconsistente.

A pesquisa foi feita no Centro Fred Hutchinson de Pesquisas do Câncer, em Seattle, onde as amostras de sangue das mulheres foram colhidas.

Exercícios

O estudo mediu os níveis de células brancas no sangue - que são cruciais para o sistema imunológico porque ajudam a matar vírus e a proteger contra o câncer.

Os médicos descobriram que as mulheres que mantiveram seu peso - mesmo que acima do ideal - durante anos tinham maior nível destas células. As que praticaram dietas irregulares tinham níveis mais baixos de células brancas.

As mulheres que haviam perdido e ganhado peso mais de cinco vezes tinham cerca de um terço de células brancas a menos do que as demais.



Os cientistas afirmaram, no entanto, que é preciso realizar outros estudos para comprovar plenamente a pesquisa.

Cornelia Ulrich, professora-assistente do Centro Fred Hutchinson, disse haver provas claras de que a perda de peso é positiva para a saúde.

"O que nos preocupa é esse padrão cíclico de pesos que sobem e descem", afirmou a pesquisadora, acrescentando que a prática de exercícios pode ser a melhor maneira de perder peso, já que estimula o sistema imunológico.

A Associação Dietética Americana elogiou a pesquisa, afirmando que mais e mais estudos têm comprovado que restrições alimentares moderadas têm mais chances de produzir resultados duradouros.

"Médicos especializados em dietas estão pedindo a seus pacientes que não sigam receitas rápidas, mas sim que busquem pequenas mudanças mais fáceis de serem seguidas, ainda que estas propiciem perda de peso mais lenta", disse a porta-voz da organização, Katherine Tallmadge.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381835/visualizar/