Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 19:35
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Com a finalidade de conhecer o perfil epidemiológico dos fatores de risco da população, sobre as doenças cardiovasculares, como o derrame e o infarto do miocárdio, é que uma pesquisa inédita será realizada em 70 cidades do país para estar conhecendo os hábitos da população.

Em Mato Grosso, Cuiabá foi escolhida por ser o maior centro populacional do Estado. O Instituto Vox Populi, de São Paulo, vai estar entrevistando milhares de pessoas para conhecer o modo de vida, os fatores de risco das doenças cardiovasculares, tais como o sedentarismo, fumo, álcool, hipertensão (pressão alta), colesterol, diabetes, estresse, obesidade, entre outros.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), a médica cardiologista Marta Neder, o Projeto Corações do Brasil é uma maneira de aprimorar o tratamento e a prevenção de doenças cardiovasculares no país.

Segundo ainda Marta Neder, mais de 300 mil brasileiros morrem todos os anos vítimas das doenças do coração. A pesquisa vai estar sendo lançada oficialmente durante a Semana do Coração, promovida pela SES, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, com várias atividades junto à comunidade.

Marta Neder disse que após a conclusão das entrevistas pelo Instituto serão realizados vários exames, como a do colesterol, da glicemia e triglicérides, peso e medidas, pressão arterial, avaliação da circulação nos membros inferiores, análise do histórico familiar, entre outros. “O estudo vai colher dados de pessoas de várias faixas etárias. Sabemos que pessoas acima de 40 anos têm mais probabilidade de serem acometidas de doenças cardiovasculares. Mas queremos trabalhar com a prevenção em todas as idades. A pesquisa vai contemplar pessoas das mais diferentes idades e classes sociais”, destaca Marta Neder.

A hipertensão e o diabetes são o maior grupo de prevalência e de gravidade incurável, de evolução lenta e silenciosa, exigindo alto grau de conscientização por parte das equipes de saúde, gestores e do próprio paciente.

A Hipertensão Arterial ocorre quando a pressão arterial se mantém constantemente alta - acima de 140 por 90 mg. Pode ocorrer em qualquer idade, mas que aumenta os riscos com o avançar da idade, sendo que com 20 anos a média é de 22% de probabilidade de ter a doença chegando a 80% a ocorrência em pessoas com até 70 anos. Os principais sintomas da doença são dor de cabeça; tonturas; zumbidos no ouvido; dor no peito, fraqueza, entre outros.

O tratamento da hipertensão arterial é dificultado por mitos e crendices que circulam entre a população. No entanto, embora comum, esta doença ainda é desconhecida da maioria dos brasileiros. Os atingidos pela hipertensão arterial geralmente não sabem que o controle da doença previne complicações graves como insuficiência cardíaca - que pode provocar infarto -, doenças renais, acidente vascular cerebral (derrame) e outros problemas circulatórios. Os fatores de risco para a hipertensão arterial são consumo excessivo de sal, álcool e fumo; excesso de peso; estresse; falta de atividade física; diabetes.

O Diabetes é uma doença caracterizada pela falta de insulina no organismo, causando aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue. Os principais sintomas da doença são muita sede e fome; excesso de vontade de urinar; perda ou ganho de peso; alteração na visão; cansaço físico; infecções freqüentes; lesões nas pernas ou nos pés de difícil cicatrização.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383355/visualizar/