Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 21:16
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, afirma que a situação do Ensino Médio é mais preocupante que a do ensino fundamental. Segundo ela, a etapa que antecede o ensino superior ainda precisa resolver o problema de atendimento escolar. Dados estatísticos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/2000) confirmam a preocupação da secretária.

Em Mato Grosso, somente na rede estadual, existem 125 mil alunos matriculados no Ensino Médio. Levando-se em consideração a idade ideal, ou seja, alunos na faixa etária entre 15 e 17 anos, 80,2% dos alunos estão estudando em uma das três séries do Ensino Médio. No Brasil, o índice é ainda menor. Apenas 71,7% dos alunos nesta faixa etária freqüentam o antigo segundo grau.

Mas, considerando-se a demanda, independente de faixa etária, segundo a superintendente de Ensino e Currículo da Seduc, Zileide dos Santos, a taxa de escolarização em Mato Grosso é de apenas 29%, abaixo das médias do restante do país, que é de aproximadamente 33%.

Outro dado preocupante, segundo informações da superintendente, é a falta de financiamento para o ensino básico, que além do Ensino Fundamental, inclui a Educação Infantil e o Ensino Médio.

Zileide ressalta que outra questão delicada é a falta de professores qualificados nesta modalidade de ensino. “Nas grandes cidades este tipo de problema raramente ocorre, porém, em cidades do interior faltam profissionais qualificados nas áreas de matemática, química, física, biologia, sociologia e filosofia”, revela.

A evasão escolar no Ensino Médio é ainda mais preocupante que no Fundamental. Em torno de 24,8% dos estudantes, em Mato Grosso, abandonam a escola antes de concluírem o curso. No Brasil, este índice é de 19,2%, enquanto que na região Centro-oeste chega a 20,3%.

ENSINO PROFISSIONAL – A superintende explica que outra demanda que deve voltar à tona este ano é a questão do Ensino Médio profissionalizante. Zileide informa que a discussão no Estado está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. De acordo com ela, os jovens estão cada vez mais preocupados com o mercado de trabalho.

“Temos uma demanda muito grande de mão-obra especializada e uma das soluções seria o Ensino Médio profissionalizante. Os Estados estão reivindicando, junto ao Governo Federal financiamento para esta modalidade, mas as discussões ainda estão no início”, revela a superintendente, que acrescentou ainda que Mato Grosso está voltado para esta perspectiva.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384532/visualizar/