Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 22:38

    Imprimir


“Infelizmente, Mato Grosso ocupa um ranking nada favorável para a saúde pública, pois é o primeiro Estado em números de casos de hanseníase, com a prevalência parcial de 21 para cada 10 mil habitantes, seguido pelos Estados do Maranhão e Pará”, explicou o secretário Adjunto de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Juliano Canavarros. Esta afirmação do secretário Adjunto de Saúde foi feita nesta sexta-feira (16.04), durante a realização do Dia Temático de combate à hanseníase, no Parque Mãe Bonifácia. O evento foi uma parceria da Ses/MT, Rede Globo – Amigos da Escola e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

De acordo com Canavarros, o Governo Estadual está se empenhando em mudar este quadro. Várias ações estão sendo desenvolvidas, como a qualificação massiva das Equipes de Saúde da Família para a detecção de novos casos e encaminhamento para tratamento adequado nas unidades de saúde especializadas. O resultado deste investimento foi o aumento do número de unidades de saúdes notificantes e também o aumento da detecção de novos casos que, em 2003, foi contabilizado em 3.559 em todo o Estado. Isto reflete a melhoria na qualidade da informação e do rastreamento de pacientes realizados pelos profissionais que compõem o PSF, e não o aumento da doença.

Para o ano de 2004, a área técnica da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da atualização do banco de dados por Regionais de Saúde, municípios de maior porte e dados provisórios prevê uma redução na prevalência da ordem de 20%, estando em 17/10 mil, com a expectativa de chegar a 15/10 mil. Atualmente existem 4.699 pessoas em tratamento pela rede pública de saúde.

”Outra medida que o Estado adotou para reduzir os altos índices da doença foi firmar parceria com a Rede Globo - Amigos da Escola e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, promovendo uma grande mobilização social, tendo por objetivo conscientizar a população, através dos meios de comunicação para a necessidade de se constatar e buscar um tratamento adequado no SUS”, enfatizou Juliano Canavarros.

Canavarros disse também que o empenho dos municípios, de Organizações Não-Governamentais (Ongs), dos meios de comunicação, os treinamentos de profissionais, atividades educativas e mutirões, a hanseníase pode ser eliminada de Mato Grosso.

Com o tema “Hanseníase tem cura”, o Dia Temático teve uma ampla programação. Cerca de 300 crianças de escolas municipais de Cuiabá e Várzea Grande assistiram palestras e vídeos educativos, danças, teatros, entre outros.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385722/visualizar/