Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Abril de 2004 às 12:37
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Alta Floresta, MT - O tema "Água no Meio Ambiente", escolhido pela escola Jaime Veríssimo de Campos, de Alta Floresta, no ano passado e que foi premiado pelo Projeto "Inovações Pedagógica", da Seduc, tem tanta importância que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu para este ano, para a Campanha da Fraternidade, o lema "Água, Fonte de Vida".

Em carta ao presidente da CNBB, arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, D. Geraldo Majella Agnelo, o Papa João Paulo II disse que o assunto merece a reflexão de cada cristão. Dentre todos os elementos que compõem o universo, a água, que também constitui ¾ do nosso organismo, é talvez aquele que melhor simboliza a essência do homem, desempenhando um papel fundamental no nosso equilíbrio.

O consumo de água no mundo dobra a cada 20 anos. E a perspectiva de que a terra se transforme num deserto árido, pela escassez da água, pode não estar num horizonte muito distante. Autoridades mundiais prevêem que o líquido possa já estar escasso em 2025 com um terço da população da Terra sem água, se medidas urgentes não forem tomadas. Embora ¾ da superfície de nosso planeta sejam cobertos de água, 97% delas constituem-se de água salobra, imprópria para consumo. E desses 3% potáveis, 2% são as geleiras perenes - o que resulta em 1% de água própria para o consumo e uma parte deste percentual está oculta em depósitos subterrâneos não renováveis.

Melhor traduzindo, a disponibilidade da água, os oceanos, rios, lagos, geleiras, calotas polares, pântanos e alagados cobrem cerca de 354.100 km² da Terra e ocupam um volume total de 1.386 milhões de km³. Apenas 2,5% desse reservatório, porém, consistem de água doce, fundamental para a nossa sobrevivência, sendo o restante impróprio para o consumo. Além disso, 68,9% da água doce estão na forma sólida, em geleiras, calotas polares e neves eternas. As águas subterrâneas e de outros reservatórios perfazem 30,8%, e a água acessível ao consumo humano, encontrada em rios, lagos e alguns reservatórios subterrâneos somam apenas 0,3%, ou 100 mil km³. O Brasil tem 12% da concentração mundial de água doce.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386672/visualizar/