Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 25 de Maio de 2014 às 15:41

    Imprimir


O ministro da Educação, Henrique Paim, disse, no sábado (24), que o crescimento de 21,8% número de inscritos, neste ano, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a 2013 eleva a responsabilidade do governo na aplicação da prova.

Segundo ele, haverá reforço na segurança do exame. Números preliminares divulgados hoje apontam que o total de inscritos chegou a 9,519 milhões. Em 2013 foram 7,834 milhões.

— O resultado traz grandes responsabilidades, porque a logística e segurança têm de ser reforçadas para a participação com isonomia por todos os estudantes. A grande novidade este ano é que vamos usar detectores de metais nos locais de prova, acrescentou.

Para o ministro, a expansão do número de candidatos mostra que há uma expectativa crescente no País em relação à educação. "As pessoas cada vez mais acreditam que podem mudar sua vida por meio da educação, por isso temos esse crescimento constante das inscrições no Enem", completou.

Dilma comemora recorde do Enem em sua conta no Twitter

Dados

A região Sudeste foi a que teve maior número de inscritos, com 3,407 milhões, seguida pela Nordeste, com 3,062 milhões. Na região Sul, foram recebidas 1,159 milhão de inscrições; na região Norte, 1,033 milhão; e no Centro-Oeste, 857,1 mil. O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 1,476 milhão; seguido por Minas Gerais, com 1,057 milhão.

Paim minimizou as dificuldades que alguns candidatos tiveram ao tentar realizar suas inscrições, na sexta-feira, quando acabava o prazo.

— Assim como na declaração do Imposto de Renda, quem deixa para o último dia tem certa dificuldade. Mas, se nós olharmos os números do último dia, o processo foi muito bem para toda essa carga. No fim da noite de ontem, foram 4.000 inscrições por minuto, relatou.

Somente no último dia o sistema recebeu 1,8 milhão de inscrições. 

O ministro explicou ainda que, se o estudante deixou para fazer o CPF no último dia, o sistema do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pode não ter conseguido conversar com o sistema da Receita Federal "Mas 32 casos assim foram resolvidos ontem pelo telefone", afirmou.

Os números divulgados hoje são preliminares e dependem da confirmação do pagamento da taxa de inscrição, que termina na próxima quarta-feira (28). Segundo Paim, no ano passado cerca de 10% das inscrições não foram confirmadas por falta de pagamento.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395722/visualizar/